Notícias

Dia Mundial da Água

DIA MUNDIAL DA ÁGUA
SAMAE valoriza potencial natural do município, mas prega conscientização

Araranguá

Em 1993 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. O objetivo é conscientizar a população de todos os países da importância desse bem. Estima-se que hoje menos de 1% de toda água do planeta esteja disponível para consumo.
Consciente da importância de conscientizar as pessoas quanto a preservação dos mananciais naturais, uso racional da água e adoção de políticas públicas neste sentido, o SAMAE, em parceria com a Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e apoio da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) promove, entre os dias 21 e 25 de março, à Semana da Água. O evento inclui palestras, entrega de prêmios para estudantes, cujas redações e desenhos conquistaram destaque; exposição e atividades de integração.

Potencial natural
Araranguá possui cinco mananciais naturais de água: Lagoa dos Bichos, Lagoa da Serra, Açude Belinzoni, Açude Manoel Angélica e Lagoa do Caverá. Destes, o SAMAE realiza a captação na Lagoa da Serra, Lagoa dos Bichos e Belinzoni. “Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional de Araranguá, o SAMAE atende mais de 95% da população total do município, com redes de distribuição de água, que chegam a 650 km. São em torno de 18.255 mil ligações.

ETA’s
O SAMAE de Araranguá tem cinco Estações de Tratamento de Água: ETA I situada em Balneário Morro dos Conventos; ETA II, na Lagoa da Serra; ETA III, no Bairro Urussanguinha, imediações do Açude Belinzoni, ETA IV, no Balneário Ilhas e ETA V, que fica localizada junto à comunidade de Espigão da Pedra.

Reservatórios
O SAMAE, conforme o engenheiro químico Mário Copetti, que é diretor do Departamento de Águas, também dispõe de cinco reservatórios de água, com capacidade total de 4.650 mil litros cúbicos de armazenamento.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR