Notícias

Obstáculo extra dificulta leitura dos hidrômetros

SAMAE
Livre acesso ao hidrômetro é essencial para a leitura do consumo mensal

Araranguá

A cada dia dedicado a medição dos hidrômetros, um leiturista do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá caminha, em média, incríveis 10 quilômetros. Eles fazem leitura, imprimem a respectiva fatura e deixam no endereço do consumidor.

A tarefa é mais complexa do que pode-se imaginar, por requer 100% de resolutividade. Qualquer descuido pode interferir no cálculo e valor do consumo ou fazer com que a fatura não chega até o destinatário. Leiturista do SAMAE há quase 23 anos, Adriano Laranjeira, Laranja, já sentiu na pele as agruras de enfrentar excesso de calor, frio ou instabilidade climática, endereços confusos ou a existência de cães ferozes soltos no pátio dificultando, por vezes impedindo, o acesso ao hidrômetro. ‘Nosso trabalho é gratificante. Sinto-me lisonjeado em ser profissional do SAMAE e desenvolver uma atividade que serve a população. De maneira geral, as pessoas demonstram compreensão conosco. Há casos, o entanto, que é difícil, quase impossível compreender’ comenta.

Além dos obstáculos habituais, Adriano Laranjeira surpreendeu-se ao constatar, esta semana, que um consumidor do Bairro Urussanguinha possui a caixa padrão para hidrômetro recomendada pelo SAMAE, mas utiliza o equipamento de maneira equivocada. ‘Estava fazendo o trabalho de medição, mas constatei que, em uma residência, o hidrômetro era utilizado como suporte para o lixo. Um vasilhame plástico foi acoplado no local para armazenar os resíduos. Isto, além de dificultar a medição, significa falta de respeito com o trabalho dos leituristas. Foi impossível não ficar resignado. Gostaria que as demais pessoas não seguissem exte mau exemplo’, observou.

Para fazer a leitura e lançar a cobrança com base no consumo real, o SAMAE precisa, necessariamente, ter acesso ao medidor. Se isso não é possível, o valor gerado será calculado com base na média de consumo dos últimos meses. Quando a leitura volta a ser efetuada pelo me­­didor, poderá haver uma diferença entre o registro indicado no hidrômetro e o consumo médio lançado nas últimas contas. Essa diferença, então, é lançada na próxima fatura, o que pode 'as­­sustar' os consumidores. O Samae deseja reduzir o número desses casos e contamos com a colaboração de todos.

Compromisso do consumidor
Como muitos equipamentos, os hidrômetros de água possuem engrenagens e partes que sofrem desgastes ao longo do tempo. E isso prejudica uma medição correta. O usuário deve solicitar a sua substituição se identificada alguma avaria ou degradação no mesmo.
É necessário também atentar-se com o cuidado do equipamento, visto que violações, furtos ou adulteração podem levar a multas e até outras penalidades legais, havendo a configuração de crime.

Veja algumas sugestões para evitar problemas:
- Quando fizer a instalação da rede, o hidrômetro deverá ficar em um local visível, facilitando o acesso à leitura mensal.
- Certifique-se de que nenhum obstáculo como muros, grades, plantas, lixeiras entre outros impeçam a leitura do hidrômetro pelo lado de fora da residência.
- Caso seja impossível ler o relógio pelo lado de fora, certifique-se de que haverá alguém em casa.
- Disponibilizar caixa de Correio visando evitar o extravio das faturas.
- Certifique-se para não haver cães soltos no quintal.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR