Notícias

Coletas, testes e análises atestam qualidade da água

SAMAE
Análise e controle garantem qualidade da água

Araranguá

Embora em várias cidades últimos dias tenham ocorrido boatos de que a água seja transmissora de virose, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) não verificou qualquer problema com a qualidade da água servida a população. Na autarquia não existem registros de reclamações quanto a isso.

A Técnica em Química, Fernanda Fernandes observa que, no laboratório do SAMAE, situado junto a Estação de Tratamento de Água (ETA III) do Açude Belinzoni é feito o monitoramento físico-químico e bacteriológico da água distribuída para a população.
Este procedimento atende preceitos da Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, a qual estabelece a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas, os parâmetros e os limites permitidos, que precisam ser analisados. ‘O SAMAE analisa a qualidade da água desde a captação até os pontos de consumo. Além disso, os operadores de ETA fazem a cada duas horas, análises de Cloro residual, Fluoreto, pH, Cor e Turbidez. O SAMAE também realiza em seu laboratório próprio, as análises químicas sobre o controle de qualidade da água bruta e tratada’, explica.

Amostras e coletas
Nas ETAs são coletadas mensalmente 9 amostras de água tratada e uma de água bruta. Com esse material de água são feitas análises de inúmeros parâmetros físico-químicos e bacteriológicos.
Em todo o município são coletadas mensalmente 84 amostras de água tratada, nos pontos de consumo. Por meio de um laboratório terceirizado ocorrem ensaios analíticos de parâmetros microbiológicos e físico-químicos das águas brutas e tratadas, nos períodos mensal, trimestral e semestral.
Além disso, a Vigilância Sanitária Municipal faz coletas de água em 22 pontos realizando análises microbiológicas e físico-químicas todos os meses.

Água de ponteira
A água de ponteira, também conhecida como água de poço, embora pareça inofensiva, pode esconder riscos à saúde e ao meio ambiente. Isto porque, os poços artesianos podem conter água contaminada, fator que contribui para causar- quando não tratada adequadamente - além de ampliar a escassez de água dos mananciais naturais, se desperdiçada. O ideal é solicitar que o próprio SAMAE providencie uma Análise bacteriológica de água por R$ 79,52, enquanto a Análise físico-químico (preço por item analisado) tem valor de R$ 21,54.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR