Notícias

SAMAE atualiza dados do saneamento por meio do georreferenciamento

TECNOLOGIA
SAMAE intensifica o mapeamento via satélite da estrutura de saneamento

Araranguá

Trabalhando no SAMAE há mais cinco anos, o chefe de Serviço de Operação de Esgotos, Murilo Daniel Copetti tem como uma de suas principais atribuições a atualização da localização de todas as instalações de água e esgoto do município. O levantamento é feito por GPS com tecnologia via satélite. É o que os técnicos chamam de georreferenciamento.

Murilo explica que, uma vez registrados os pontos de medição - terminais de inspeção e limpeza, poços de visita, esperas ou ligações de esgoto, tampas de registros, caixas padrão de ligação de água (hidrômetro) entre outros - estas estruturas podem ser localizadas em mapas via satélite com precisão de menos de 1 centímetro na imagem horizontal e de 1 a 2 centímetros na imagem vertical. ‘O sistema ainda faz amarrações através de postes e meio fios, o que aumenta a precisão e facilita a localização dos pontos de medição’, pondera.

Com os dados atualizados as modelagens de projetos serão mais precisas. A cada nova instalação as informações são acrescentadas ao sistema, mantendo-o atualizado. Ao término de todo o processo a ideia é que se tenha uma radiografia fiel da estrutura de saneamento existente no município, que poderá ser consultada a qualquer momento.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR