Notícias

Leituristas do SAMAE enfrentam dilema

PROBLEMA EXTRA
Cães ferozes soltos, mato no entorno dos hidrômetros e ausência de caixas postais atrapalham trabalho dos leituristas do SAMAE

Araranguá

‘É preciso desviar, cuidar para não cair da moto ou ser mordido. Por vezes, embora tente, não é possível fazer a medição do hidrômetro e entregar a fatura do consumo’. O desabafo foi feito pelo leiturista do SAMAE, Gilliard Fernandes Teixeira.

Além de cães ferozes soltos no pátio ou na rua, os leituristas depara-se com outras situações inusitadas, que acabam interferindo no seu trabalho: ‘Em algumas residências, os hidrômetros estão enterrados no solo, em outras o mato dificulta o acesso. Há também aquelas moradias onde não existe caixa postal ou algum artefato para depositar a fatura, então o jeito é colocá-la entre as palhetas das janelas, embaixo da porta ou no contador de energia elétrica’, revela.

O leiturista enfatiza que ele e seus cinco colegas dedicam-se para cumprir sua missão, porém devido as dificuldades extras, em algumas situações fica difícil, praticamente impossível finalizar a tarefa: ‘Quando o problema é acentuado procuramos orientar para que colaborem conosco. A maioria das pessoas é compreensiva e providencia ajustes, mas por outro lado exista uma minoria que insiste em ignorar o problema’, pondera.

Somente na manhã desta sexta-feira, dia 22, Gilliard realizou a medição e entregou 244 faturas. Este número, entretanto, poderia ser superior caso houvesse colaboração quanto ao acesso aos hidrômetros. Em alguns casos, a situação é recorrente, como em certas moradias da Rua Joaquim Cristiano de Medeiros, no Bairro Jardim Cibelli, onde cães agressivos e de grande porte impedem o acesso ao hidrômetro ou circulam livremente em plena via pública, ameaçando a integridade física das pessoas.
Dicas para melhorar o acesso aos hidrômetros:

– A caixa do hidrômetro e a caixa postal das casas, estabelecimentos comerciais ou indústrias, devem estar posicionadas do lado de fora do portão, ao alcance do leiturista e fora do alcance do cachorro.
– Defeitos ou aberturas na grade do portão (ou buracos em cercas de proteção) também devem ser consertados, garantindo que o cachorro não encontre nessas fendas uma oportunidade de sair da casa e entrar em contato direto com o leiturista.
– Os donos do cão devem ter o cuidado de sempre verificar se o portão da casa está fechado e trancado, evitando que o animal consiga abri-lo ao fazer força quando o leiturista chega.
– A altura dos muros ou cercas da casa também merece bastante atenção. Estas estruturas devem possuir dimensões suficientes para que o cão não consiga pulá-lo.
– Outro ponto fundamental é que os donos do cão não deixem nenhum tipo de objeto encostado ou próximo ao muro, cerca (ou ao portão), já que o animal pode usar esse tipo de acessório como um trampolim.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR