Notícias

Lugar de lixo não é na rede de esgoto sanitário!

ALERTA
SAMAE adverte que descarte de lixo na rede de esgoto prejudica o sistema de tratamento

Araranguá

A coleta e o tratamento do esgoto fazem parte da rotina do setor de saneamento básico e são fundamentais para a população, já que contribuem diretamente com a saúde, qualidade de vida da sociedade e preservação do meio ambiente. O SAMAE de Araranguá alerta a população sobre os prejuízos do descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto.

A técnica em Saneamento Ambiental, Bruna Inácio Nazário, que trabalha no SAMAE há 1,8 anos adverte que, esta prática, além de prejudicar a rotina de trabalho, invariavelmente causa prejuízo. ‘Os resíduos que deveriam ser descartados no lixo, mas, acabam equivocadamente depositados na rede de esgoto, prejudicam todo o sistema e a população. A sujeira pode obstruir a rede, causando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis, ou o seu vazamento pelos poços de visitas (PV), e até mesmo causar o rompimento do cano, que é dimensionado para receber apenas esgotos.’
De acordo com o Operador de ETA, Cauê dos Passos Silveira, na tubulação das Estação de Tratamento de Esgoto da Urussanguinha, já foi detectada a presença de elementos como: fraldas descartáveis, algodão, pelos, fios de cabelo, cinzas, plásticos, preservativos, filtros de cigarro, linha de pesca, cotonetes, papelão, fragmentos de borracha e plástico, entre outros.

Tempo médio para decomposição:
Cigarro inteiro – de 10 a 12 anos;
Linha de pesca - 600 anos;
Cotonete de algodão – 1ª 5 meses;
Papelão - 2 meses;
Tampinha de garrafa - 150 anos;
Chiclete - 5 anos;
Fósforos e pontas de cigarros - 2 anos

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR