Notícias

Famílias de baixa renda podem ter desconto de até 50% na tarifa

SAMAE
Famílias de baixa renda podem ter desconto de até 50% na tarifa

Araranguá

Aproximadamente 400 famílias já aderiram a Tarifa Social do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá, por isso estão recebendo descontos de até 50% sobre o valor normal da tarifa mensal, dependendo do consumo da unidade e consequente valor da taxa.
Ao contrário da maioria dos municípios, em Araranguá foi feita a flexibilização das condições do programa, proporcionando que mais famílias com baixa renda possam usufruir deste desconto na tarifa.

Na Cidade das Avenidas, a Tarifa Social inclui duas variantes: a primeira destinada aos consumidores que utilizarem até 10 metros cúbicos de água e a segunda aqueles que usarem até 20 metros cúbicos de água.

Além disso, os imóveis abrangidos por esta lei podem ter até 70m2, contrastando com a realidade da maioria das demais cidades, onde as edificações devem medir,40 metros quadrados, no máximo.
Para adesão ao Programa Água Social, as famílias devem possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa na casa e estarem inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (o mesmo usado para a distribuição do Auxílio Emergencial), além de além de conquistar aprovação do cadastro junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.
Na prática, o programa traz uma grande economia mensal para famílias de baixa renda, além de estimular a legalização e o controle de ligações clandestinas - os chamados “gatos”.

Outras Notícias