Notícias

Pesquisas noturnas com Geofone identificam vazamentos e localizam antigas redes

SAMAE
Equipes realizam pesquisa noturna com geofone para localizar redes antigas e identificar vazamentos

Araranguá

Há aproximadamente 10 anos, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá possui profissionais especializados em geofonamento, que consiste na técnica utilizada para a detecção de rompimentos em tubulações públicas não identificados a olho nu (especialmente as antigas) ou pesquisa quanto a existência de redes de abastecimento, por meio de equipamentos próprios de escuta.
O geofone é eletrônico e possui sensores, que proporcionam alta sensibilidade. Ele funciona como uma espécie de radar sonoro que detecta rompimentos debaixo da terra. Com o geofone é possível identificar o local exato da fuga de água ou existência de rede de abastecimento, sem precisar intervir na via ou na calçada. Já as hastes de escuta são utilizadas junto aos cavaletes, parte da instalação entre a rede pública e o hidrômetro, das residências com suspeita de vazamento.
Os servidores do SAMAE fazem uso desses equipamentos om frequência principalmente quando são solicitadas novas ligações em locais onde existem redes antigas, quando alguma alteração de gráfico de vazão é observada no sistema, ou a partir de uma demanda gerada por algum consumidor.

De acordo com o engenheiro químico do SAMAE, Mario Copetti, o uso do geofone e das hastes de escuta faz parte de várias frentes de combate permanente. ‘Este equipamento dinamiza o trabalho operacional. A utilização do geofone ocorre, na maioria dos casos, em áreas públicas do interior onde é preciso verificar se existe ou não rede de abastecimento. Pelo mesmo motivo, também usamos o aparelho em pontos públicos onde serão implantadas novas ligações. Nesta última situação, as avaliações ocorrem em períodos noturnos, quando o tráfego de veículos é menor nas ruas da cidade, fazendo com que seja possível obter resultados mais audíveis dos ruídos nas tubulações’, salienta.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR