Notícias

SAMAE destaca medidas no combate à Dengue

DICAS SAMAE
Resíduos descartados incorretamente são os principais criadouros do mosquito transmissor da Dengue

Araranguá

Na manhã desta quinta-feira, dia 28, a Prefeitura de Araranguá divulgou em seu site oficial (https://www.ararangua.sc.gov.br) que o morador da cidade, cujo falecimento ocorreu no domingo, 24 de abril, não foi vítima de Dengue. A confirmação ocorreu por meio da Vigilância Epidemiológica de Controle a doença
Na mesma publicação, o coordenador do Programa de Controle a Dengue, Joélcio Anastácio, alerta que a população continue cuidando e observando os jardins, imóveis e principalmente, os terrenos baldios.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Existem quatro tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença. A partir de 2014, seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil passou a utilizar a nova classificação da dengue.

Latas, copos plásticos, garrafas pet, sucatas e entulhos da construção civil jogados em locais errados costumam acumular água e, assim, se transformam no lugar perfeito para a fêmea do Aedes Aegypti depositar seus ovos.

Consciente do cenário, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá reitera algumas dicas de como cada cidadão fazer a sua parte na prevenção e combate à doença. Confira as recomendações:

- Separe os resíduos orgânicos dos recicláveis e faça o descarte em sacos plásticos bem fechados;
- Coloque os sacos em lixeiras tampadas e somente no dia da coleta;
- Nunca jogue qualquer tipo de material em calçadas, terrenos baldios ou rios;
- Faça uma vistoria em sua casa para eliminar objetos que possam acumular água. Caso você tenha materiais como garrafas retornáveis, guarde-os sempre virados para baixo;
- Caixas d'água devem permanecer fechadas;
– Remova folhas e sujeiras que impeçam a água de correr pelas calhas;
- Coloque areia dos pratos dos vasos de plantas.

Outras Notícias

Mais Notícias

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR