Notícias

Rede de água x rede de esgoto

PÓS-ENXURRADA
Cuidados e diferenças entre rede pluvial e rede de esgoto

Araranguá

Superado o período da enxurrada, cujas águas provocaram prejuízos ao patrimônio público e em propriedades privadas, além de invadir alguns lares, sobretudo em comunidades como Barranca e Baixadinha - onde alguns moradores tiveram que abrigar-se no Ginásio de Esportes Padre Ézio Jully (viabilizado pela prefeitura) ou alojar-se em casa de amigos e familiares - o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa, repercutiu os reflexos da intempérie.
Em Araranguá, a responsabilidade pela rede coletora de esgoto é do SAMAE. Já a rede de drenagem de águas pluviais é um equipamento público instalado e mantido pela Secretaria Municipal de Obras.
REDE DE DRENAGEM
No sistema de drenagem, a água é coletada por meio das sarjetas, que conduzem as águas até os pontos de coleta, denominados de bocas-de-lobo. As galerias são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento, que são os rios, lagoas e no mar.
REDE DE ESGOTO
As redes de esgoto coletam a água descartada pelos domicílios, seja no banho, na limpeza de roupas, de louças ou na descarga do vaso sanitário, isto é, tudo que vai pelo ralo. Essas redes não suportam a vazão, o lixo, a areia, as pedras e a sujeira das ruas contidas na água das chuvas, por isso são separadas das redes de drenagem pluvial.
No período chuvoso, os problemas decorrentes da utilização equivocada dessas redes são potencializados, podendo ocasionar extravasamentos e até o retorno do esgoto às residências e poços de visita.
Dicas para evitar a obstrução da rede de esgoto:

1- Não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto (resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico, etc);
2- Limpar periodicamente a caixa de gordura;
3- Não fazer ligação na rede de esgoto para escoar água de chuvas;
4- No descartar óleo de cozinha nem borra de café na pia, pois esses materiais entopem a rede e poluem o meio ambiente.
5- A água da chuva, proveniente de telhados, calhas e ralos, devem ser direcionados para a rede de drenagem pluvial e não para a rede de esgoto.
6- No caso da rede pluvial, os moradores devem evitar o acúmulo irregular de lixo nas calçadas e vias públicas, pois com a chuva, o material irá obstruir a passagem da água ocasionando alagamentos.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR