Notícias

Diretores do SAMAE e da FAMA destacam o Dia do Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE
Na sessão da Câmara, diretores de SAMAE e FAMA divulgam programação alusiva ao Dia do Meio Ambiente

Araranguá

Um dos destaques da sessão desta terça-feira à noite, dia 24, na Câmara de Vereadores de Araranguá foi a apresentação e convite que o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa e o diretor superintendente da FAMA, Maureci Raul Rodrigues fizeram em relação as atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A presença deles na tribuna do Legislativo decorreu da aprovação unânime de requerimento cujo autor é a Comissão de Agricultura, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (CACCTDMA) da própria Câmara Municipal.

Maureci explicou que, embora a data oficial dedicada ao Meio Ambiente seja 5 de junho, neste ano a programação municipal será realizada um dia antes, no sábado, 4 de junho, entre 8h e 13h, na Praça Hercílio Luz. ‘Optamos por este ajuste justamente porque, no sábado fica mais acessível a presença do público em geral. O principal objetivo é conscientizar quanto a importância da preservação. Às 10h haverá o pronunciamento das autoridades. Também está prevista a distribuição de mudas, propagação dos trabalhos feitos na Fundação Ambiental do Município de Araranguá, bem como explanações sobre o Projeto Conhecendo para Preservar, por meio do qual ocorreu a instalação das placas de identificação com “QR Code” nas árvores presentes na Praça Hercílio Luz. Assim, por meio do aparelho celular, qualquer pessoa pode ter acesso ao histórico da planta pesquisada. Na praça, 144 espécies foram identificadas, porém gradativamente vamos expandir este projeto para todas as áreas públicas do município’, disse.
Já o diretor do SAMAE, Jairo do Canto Costa enfatizou que a presença da autarquia neste evento é fundamental por vários motivos, especialmente porque são desenvolvidas ações, cujas finalidades são conscientizar, esclarecer dúvidas e conscientizar quanto a importância, valorização e respeito em relação ao meio ambiente, sobretudo os mananciais naturais (rios lagoas, açudes, etc) e matas ciliares. Ele lembrou que, desde 2014 a autarquia realiza o Projeto SAMAE na Escola, que proporciona educação ambiental para jovens estudantes, familiares e comunidade.

Ao finalizar o pronunciamento, Jairo revelou que a partir da próxima segunda-feira, dia 30, o SAMAE vai intensificar a ligação dos imóveis na rede de esgotamento sanitário: ‘Esta atitude representa preocupação com o meio ambiente, saúde pública e qualidade de vida. Neste primeiro momento os responsáveis por domicílios onde existe rede de esgoto e não foi providenciada a ligação correta serão orientados quanto a esta necessidade. Se após 30 dias desta notificação, a ligação ainda não estiver realizada, a Vigilância Sanitária vai interferir, autuando o responsável’, explicou.
A Prefeitura de Araranguá, representada por diversas secretarias municipais e entidades como Unesc, UFSC, Lions Club, Grupo de Jovens da Maçonaria, Comissão do Meio Ambiente da OAB Subseção Araranguá e Câmara de Vereadores, entre outras, apoiam a iniciativa.

Outras Notícias

Mais Notícias

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR