Notícias

SAMAE vai intensificar fiscalização de ligações na rede de esgoto

SANEAMENTO
Ligação na rede de esgoto terá fiscalização intensificada, a partir de segunda-feira, pelo SAMAE

Araranguá

A partir de segunda-feira, dia 30 de maio, o SAMAE vai intensificar com maior ênfase, a ligação dos imóveis na rede de esgotamento sanitário. A revelação foi feita pelo diretor geral da autarquia, Jairo do Canto Costa, enquanto divulgava, na tribuna da Câmara de Vereadores, durante a sessão desta terça-feira, a programação alusiva ao Dia mundial do Meio Ambiente. Em nível municipal, o evento será celebrado entre 8h e 13h de sábado, 4 de junho, na Praça Hercílio Luz. A data oficial dedicada à causa, no entanto, é 5 de junho.
Jairo abordou o tema ao destacar que, neste ano, em especial, existem inúmeros motivos para agradecer e realçar a importância do meio ambiente: ‘Em nível mundial ocorreram (e ocorrem) várias situações que interferiram na natureza, clima e tempo, porém em Araranguá e região somos privilegiados pelo ecossistema existente, que inclui vegetação ciliar, mananciais naturais de água, nascentes, lagos, lagoas, açudes, entre outros. Embora muitas vezes não façamos uma reflexão, a natureza não é infinita, por isso precisamos valorizar e preservá-la. Cada cidadão pode colaborar neste sentido. O SAMAE, por exemplo, desenvolve um projeto amplo, que inclui obras estruturantes, ações preventivas e de conscientização’, comentou.

Fiscalizando e orientando
Uma das medidas anunciadas por Jairo Costa é que o SAMAE conta com uma equipe contratada e preparada que terá a missão de fiscalizar e orientar a população sobre a importância do uso correto da rede de esgoto. ‘Esta atitude representa preocupação com o meio ambiente, saúde pública e qualidade de vida. A partir de segunda-feira, dia 30 de maio, os responsáveis pelos imóveis onde existe rede de esgoto pública e ainda não providenciaram a ligação, serão orientados quanto a urgência desta medida. Se 30 dias após receber a notificação, a ligação ainda não estiver realizada, a Vigilância Sanitária será avisada e vai interferir, autuando o responsável’, explicou.

Responsabilidade social
O diretor geral do SAMAE observou que, a pesar de todos os esforços, somente 30% dos imóveis localizados em áreas onde existe rede pública de esgoto, já providenciaram a correta ligação ao sistema. ‘Além da questão legal, o procedimento gera uma série de benefícios, isto é, diminui a poluição, auxilia a preservação do meio ambiente, conservação de recursos naturais e proteção da saúde pública’.
E não é só isso: O tratamento de esgoto, também é importante para prevenir doenças como febre tifoide, hepatite infecciosa, cólera, desenteria. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), para cada R$ 1,00 investido em saneamento, R$ 4,00 são economizados em saúde pública.

Padrão de ligação
Estima-se que, cada visita para fiscalizar a ligação dos imóveis a rede de esgoto demande, em média, entre 30 a 40 minutos. Este trabalho inclui identificação, apresentação dos profissionais, análises e preenchimento de relatórios.
A verificação interna de uma residência, empresa ou indústria é fundamental para confirmar se tudo está interligado corretamente, se a canalização dos dejetos do esgoto foi direcionada de forma certa para a rede coletora, se foi instalada a caixa de gordura na saída das pias de cozinha ou de churrasqueiras e se a tubulação da água da chuva está conectada com a galeria de água pluvial.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR