Notícias

Projeto Samae na Escola apresenta peça ‘A água e o homem’

A Escola Básica Municipal Jardim das Avenidas, mais conhecida por Caic, recebeu na última quinta, dia 28, a peça teatro ‘A água e o homem’, que integra a programação do segundo semestre do Projeto Samae na Escola.


A escola foi a primeira a receber a peça – que passará ainda por mais escolas municipais, estaduais e particulares. Com os olhinhos brilhando, todos perfilados em frente ao palco aguardavam ansiosos para o início da apresentação. Os cerca de 450 estudantes demonstraram interesse na peça desde o início, onde interagiram o tempo todo com a ‘Água’ interpretada por Léia Batista e pelo ‘Homem’, Wilson Neto.


Miguel Inácio Lopes, de 10 anos, aluno do 4º Ano, estava entusiasmado com a peça. “Gostei muito do teatro, pois nos incentiva a cuidar ainda mais do meio ambiente e da água. Além disso, vou repassar aos meus pais o que eu aprendi, para que eles também ajudem a preservar o lugar que vivemos”, disse.


A auxiliar de Educação do Caic, Andréia Isidoro, agradeceu ao Samae e a Secretaria de Educação pela iniciativa de proporcionar por meio do teatro conscientização e cultura aos alunos da rede municipal de ensino. “A parceria é fundamental, pois está trazendo de forma lúdica a conscientização do uso racional da água, os cuidados com o meio ambiente, é um alerta, onde mostra que se eles que são o futuro da nação não preservarem, tudo pode acabar. Foi uma peça muito objetiva, onde houve uma grande interação dos alunos”, comentou.


Para a escritora e atriz Léia Batista o objetivo foi alcançando. “A expectativa foi bem positiva, onde os alunos foram muito receptivos e participativos. Foi à primeira apresentação e a partir de agora começamos a aprimorar ainda mais a peça. Para nós é um orgulho trabalhar com essa parte educativa, é algo que estamos semeando para o universo e que sabemos que está voltado para nós. Essa parceria com o Samae é importante e fundamental para todos os envolvidos, onde os alunos ganham conhecimentos e o Samae soma resultados positivos ao ver que está no caminho certo, contribuindo com uma geração de pessoas mais conscientes”, detalhou Léia.


Samae na Escola


O Projeto Samae na escola incluiu palavras nas escolas, visitação nas Estações de Tratamento de Água (ETA), teatro e ainda coral. O objetivo é informar os estudantes sobre água de qualidade, maneiras de economizar água, como funcionam as Etas, processos físicos e químicos utilizados para que água se torne potável, entre outros assuntos. “O Projeto Samae na Escola vem exercendo o papel de conscientizar nossos alunos da importância da preservação da água e acredito que a nossa missão está sendo cumprida com êxito”, enfatizou o diretor Geral do Samae, José Hilson Sasso.


A peça


A peça teatral “A água e o homem” é uma lenda que retrata o início do mundo, quando nele haviam apenas elementos naturais, e a soberania da água como substância divina e criadora, até o surgimento de um animal estranho, chamado Homem.Ao se deparar com o maravilhoso mundo, o Homem, deseja imediatamente apoderar-se dele, sem compreender que a criatura divina, chamada Água, era, verdadeiramente, a criadora de tudo.


De forma complacente, a Água aceita dividir os cuidados do paraíso com o Homem, acreditando em sua sabedoria e bom senso. Com o passar do tempo, porém, o Homem esquece do acordo feito e provoca sérias transformações no mundo.


No trágico final, uma nova chance é dada ao homem para que ele, tendo aprendido a lição, recomeçasse a história de forma a tratar a Água com responsabilidade e amor, fazendo ressurgir a vida.


No final da festa os atores interpretam uma linda canção voltada para a conscientização e cuidados com o mundo que vivemos. 


 




  • Fique à vontade para acessar

    Nossos serviços mais utilizados abaixo

    2ª Via da conta SAC Licitações
    Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
    Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
    Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
    ACEITAR