Notícias

Dia Mundial sem Tabaco

SAMAE alerta para o Dia Mundial sem tabaco!

31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco, que foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987. Este dia visa alertar sobre as doenças e mortes que podem ser causadas pelo tabagismo.

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca de cigarro descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos. Isso sem mencionar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo e contamina rios e córregos.

Segundo a OMS, o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente. De acordo com relatório da NBC News, a bituca de cigarro polui mais oceanos, lagos, rios e nascentes do que as sacolas e canudinhos plásticos.

Conforme o Inca, o tabagismo representa 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer, sendo responsável por causar quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais e responsável por matar 5 milhões de pessoas por ano.

Além disso, o mesmo estudo mostra que 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes e desencadeia e agrava condições como a hipertensão e diabetes.

O SAMAE recomenda que, para receber orientações ou tratamento, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do local onde reside, entre segunda a sexta-feira, em horário normal de funcionamento.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR