Notícias

Dia do Meio Ambiente será comemorado antecipadamente

DIA DO MEIO AMBIENTE
Data desperta conscientização e realça a importância do Pau-Brasil

Araranguá

Plantada há exatamente um ano - 2 de junho de 2021 - no jardim de acesso ao prédio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, a muda de Pau-Brasil (Caesalpina Echinata) superou diferentes estações, conquistou corações, cresceu e transmite a impressão de que está firme e forte.

A muda é uma das ‘joias’ do jardim do SAMAE, recebendo todo zelo, carinho e atenção. Na época, o plantio desta histórica espécie integrou à Semana Municipal do Meio Ambiente. Neste ano, o Município de Araranguá, FAMA e SAMAE, com apoio de vários órgãos e entidades, estarão promovendo a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente um dia antes da data oficial, isto é, neste sábado, 4 de junho, das 9h às 13h, na Praça Hercílio Luz.

Haverá distribuição de mudas nativas, copos de água envasados pelo SAMAE, orientação quanto a importância de providenciar a correta ligação dos imóveis nas redes de água e esgoto, apresentação dos principais programas e projetos desenvolvidos pelas diferentes secretarias municipais, orientação quanto ao potencial natural de Araranguá, dicas para preservação do meio ambiente, brinquedos infantis; pronunciamento de autoridades, como o prefeito municipal, César Cesa; diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa; diretor superintendente da FAMA, Maureci Rodrigues e do presidente da Câmara de Vereadores, Jair Arcenego Anastácio. Também está previsto, apresentação musical, apresentação do Grupo de Boi-de-Mamão distribuição de pipoca, algodão doce, cachorro-quente e pinhão.

SAIBA MAIS:
O Pau-Brasil é uma árvore nativa com grande valor simbólico para a flora brasileira. Primeiramente era utilizada na preparação de tintas com a coloração envermelhada, empregada no tingimento de penas pelos índios. Diferenciado, este corante logo despertou interesse e começou a ser utilizado pelos europeus.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floresta (IBF), atualmente o Pau-Brasil encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. A espécie está oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção desde 2004.

Uma árvore de pau-brasil pode atingir pelo menos 30 metros de altura e o tronco 1,5m. Além de pau-brasil, a espécie também possui outros nomes como ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.
Por meio da Lei 6 607, de 7 de dezembro de 1978, o pau-brasil foi declarado árvore nacional do Brasil.

Outras Notícias

Mais Notícias

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR