Notícias

Evento do Meio Ambiente desperta conscientização

DIA DO MEIO AMBIENTE
Celebração da data é antecipada com programação repleta de atividades, que mobiliza centenas de pessoas

Araranguá

Sob o lema ‘Vamos juntos preservar o que é nosso’, a programação alusiva do Dia do Meio Ambiente – cuja data oficial é 5 de junho – foi sucesso em quantidade e qualidade, atraindo centenas de pessoas para a Praça Hercílio Luz, entre 9h e 13h deste sábado. O evento foi uma realização da Prefeitura de Araranguá, SAMAE, FAMA, contando com apoio de diversos órgãos municipais como OAB, Unesc, IFSC, UFSC, Educamar, COAMA, Rotary Club, Lions Clube, Demolay Grupo de Jovens Maçons, unidades de ensino e entidades de classe.

PROGRAMAÇÃO VARIADA
O evento incluiu diversas atividades, como distribuição de copos de água envasados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), divulgação dos projetos desempenhados pela autarquia; distribuição de mudas de plantas nativas; campanha para adoção responsável de cães e gatos; exposição de trabalhos sustentáveis feito pelas unidades de ensino do município; amostra do Projeto Reciclar é Preciso desenvolvido pelo CAPS Araranguá.

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Associação Mulheres de Araranguá (AMAR) emocionaram o público contracenando a peça teatral ‘A história da sementinha’. O cantor ‘prata da casa’ Josué fez um show de voz e violão.
Outra atração foi a exposição das ações feitas pela Casa da Fraternidade, inclusive o lançamento de dois livros ‘Voltando para mim’ e ‘Renascença’ da autora Adriana Maciel, cjos valores arrecadados serão destinados para a construção da creche da entidade.
Também teve distribuição de cachorro-quente, algodão doce, pipoca e oferta de brinquedos para as crianças. Outros diferenciais é que, neste sábado, o Estacionamento Rotativo esteve gratuito, favorecendo o acesso ao evento. O Museu Histórico Municipal também manteve suas portas abertas, possibilitando apreciar três novas exposições: ‘Ferrovia em Araranguá’, ‘'Vestígio de um Tempo’' e ‘História e poesia’.

MEIO AMBIENTE COMO FOCO
Anfitrião da atividade, o prefeito César Cesa lembrou ações importantes desenvolvidas pelo Governo local, como a construção da primeira clínica veterinária municipal; revitalização do Calçadão da Avenida Getúlio Vargas (neste primeiro momento) e da Praça Hercílio Luz (em segunda etapa), além de melhorias do Parque Belinzoni. ‘O projeto da FAMA possibilitou a identificação e descrição do histórico de 144 espécies de árvores da praça, que todos s cidadãos podem acessar por meio do sistema QR Code disponível nos aparelhos de telefone celular. Esta iniciativa - denominado Projeto Conhecendo para Preservar - será expandida para outros espaços públicos municipais. Enfim, o Poder Público Municipal e a comunidade tem a missão de preservar a natureza e manter a vida’, disse.

SAMAE
Já o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa ponderou que a autarquia realiza várias atividades visando valorizar a natureza e preservar o meio ambiente: ‘Destaco investimentos estruturais, aperfeiçoamento dos profissionais; ações de captação, tratamento e distribuição de água de qualidade; tratamento do esgoto e orientações quanto a preservação do meio ambiente, uso racional da água, por intermédio de iniciativas como o Programa SAMAE na Escola, que existe desde 2014 e cada ano agrega qualidade’.

FAMA
O diretor superintendente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) celebrou a união de esforços pelo meio ambiente, agradecendo o apoio dos gestores públicos, entidades e população: ‘O tempo está magnífico e o ambiente excelente. Além disso é maravilhoso testemunhar a participação das unidades de ensino e das crianças nesta programação’.
Também presente no palco das autoridades, o presidente da Câmara de Vereadores, Jair Anastácio foi objetivo em sua ponderação: ‘Vejo com alegria esta mobilização popular pelo meio ambiente. Desejo que, além de nos encontrarmos, saibamos que cada um de nós deve ter ciência das suas responsabilidades quanto a manutenção e preservação de um meio saudável para viver.

PLANTIO DE MUDAS
Um destaque paralelo da programação foi o plantio de 50 mudas de Ipê Amarelo, que foi feito por estudantes da UFSC, IFSC, representantes do Rotary Club, SAMAE e FAMA no Parque Belinzoni. A ação uniu diferentes gerações.
Prestigiaram o evento, à primeira, Dama, Dione Cesa; vereadores Lena Périco, Paulinho Souza e Tico Batista, entre outras autoridades.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR