Notícias

SAMAE inicia fiscalização das ligações na rede de esgoto

SAMAE
Iniciada a fiscalização domiciliar sobre a correta ligação de esgoto

Araranguá

Eles despertaram por volta das 6h, saborearam o tradicional café e, em seguida deslocaram-se para o SAMAE. Após registarem suas presenças no ponto eletrônico iniciaram a fiscalização domiciliar de esgoto no município. Estamos nos referindo aos fiscais da autarquia, Enio Ribeiro, Dalton Anastácio Moraes e João Aires Fenk Júnior. Eles foram contratados após aprovação em processo seletivo e prepararam-se para exercer a função, por meio de treinamento e orientação. A primeira etapa desta ação iniciou nesta quarta-feira, dia 8, abrangendo os imóveis situados em vias paralelas à Rodovia Municipal Jorge Lacerda.

O serviço, conforme destaca o engenheiro sanitarista Everson Casagrade, Polaco, que não tem custo para o morador e será realizado em todos os imóveis onde já existe rede de esgoto instalada na rua. As inspeções têm como objetivo principal verificar se há conexão de esgoto e se a ligação foi executada da forma correta, orientando os moradores em caso de irregularidades. ‘Aproximadamente 40% da área urbana de Araranguá dispõe de rede pública de esgoto, então estamos orientando aqueles moradores que ainda não providenciaram a ligação dos imóveis ao sistema público para que providenciam isto o quanto antes’, argumenta.

Os profissionais do SAMAE precisam entrar no imóvel para realizar a vistoria. O trio de fiscais veste o uniforme da e utilizam crachá de identificação. Na fiscalização, que é realizada todas as manhãs, entre segunda e sexta-feira – exceto quando chove - é identificado o caminho percorrido pelos efluentes dentro da tubulação. Dessa forma, os fiscais analisam se a água do banheiro, lavanderia, cozinha e churrasqueira do imóvel está corretamente direcionada à rede de esgoto e se a água de calhas e piscina está escoando para a rede de drenagem.
Ligações irregulares causam mau cheiro e contaminação do meio ambiente, facilitando a proliferação de doenças como verminoses, cólera e hepatite. Além disso, podem causar extravasamentos nas ruas e refluxo de esgoto nos imóveis.

Quando uma irregularidade é encontrada, o morador é notificado a providenciar a correção em até 30 dias e informar o SAMAEe. O não cumprimento das adequações pode caracterizar dolo ou má fé, com o caso sendo comunicado para a Vigilância Sanitária Municipal e Ministério Público da Comarca de Araranguá.

Havendo dúvidas quanto à forma de fazer a ligação a rede pública de coleta de esgoto, é recomendado pedir esclarecimentos pelos diretamente ao setor de Engenharia do SAMAE - entre segunda e sexta-feira, das 13h às 19h - ou então por meio dos canais da autarquia: 3524-0837 (fone de plantão), 99116-3511 (WhatsApp), samaedeararangua (Facebook), samae_ararangua (Instagram), http://www.samaeararangua.com.br (site).

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR