Notícias

SAMAE reverencia Dia Mundial do Doador de Sangue

CIDADANIA
SAMAE está iluminado de vermelho para conscientizar sobre a doação de sangue

Araranguá

A unidade administrativa do SAMAE está iluminada de vermelho desde o início de junho – mês dedicado a conscientização quanto a importância de doar sangue. Aliás, hoje, 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado internacionalmente em 14 de junho.
O SAMAE incentiva seus colaboradores a participarem das campanhas do Hemosc. A chefe do setor de Licitações e Compras da autarquia, Vanessa Soares Fernandes mantém o hábito de doar sangue: ‘Sempre pratiquei este ato pensando em ser útil. Uma doação pode ajudar no tratamento de pacientes e, até mesmo, ser preponderante para salvar vidas’, destaca. Ela observa que já sentiu na pele a importância de familiares receberem sague compatível.
A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e enfatiza a importância das transfusões para a saúde pública global. O dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Saiba o que é preciso para ser um doador:
- estar em boas condições de saúde;
- ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
- pesar no mínimo 50kg;
- ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- evitar alimentação exagerada e gordurosa, nas 3 horas que antecedem a doação;
- apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
- para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
- quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após 6 meses;
* Candidatos à doação que tiveram Covid-19, estando totalmente sem sintomas da doença, podem doar sangue 30 dias após a cura.
* Candidatos vacinados contra Covid-19 podem doar: 48 horas após vacina Coronavac (Sinovac/Butantan), 7 dias após vacina Oxford (AstraZeneca/Fiocruz), e 7 dias após vacina da Pfizer/BioNtec.
Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro Regional (Hemosc) de Criciúma pelo fone: (48) 3444-7400.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR