Poços de Visitas (PVs) proporcionam acesso e efetividade às redes de esgoto

SANEAMENTO
Poços de Visitas (PVs) proporcionam acesso e efetividade às redes de esgoto
Araranguá
Rotineiramente, o SAMAE segue faz manutenção nos mais de 400 poços de visita (PVs) da rede de esgoto instalados em pontos estratégicos das vias públicas de diferentes bairros do município. O descarte de lixo na rede de esgoto é a maior causa para que aconteçam problemas na tubulação do sistema de coleta.
A água que vem dos imóveis, desemboca na rede coletora das ruas, entretanto, a formação de resíduos sólidos, acaba atrapalhando ou impedindo o fluxo para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Urussanguinha e Parque Alvorada. Assim, servidores do SAMAE frequentemente têm que realizar a limpeza do material equivocadamente descartado.
O óleo é um dos grandes vilões do sistema, pois se junta a outros materiais sólidos e forma uma crosta na rede coletora. Fio dental, papel higiênico, fraldas e cabelos, por exemplo, juntam-se ao óleo de cozinha e formam uma massa dura, similar a uma pedra, que bloqueia a passagem do esgoto.
Outro problema é a interligação dos ralos dos quintais na rede coletora de esgoto, quando na verdade deveria estar ligada na rede de águas pluviais. Quando chove, essa água, que deveria seguir pelo sistema de drenagem, entra pela tubulação de esgoto elevando o volume de água na tubulação causando vazamentos e transbordamentos.
Os PVs têm a função de oferecer acesso fácil às equipes de manutenção, limpeza e vistoria de redes de esgoto e de drenagem de água pluvial. A autarquia também recomenda que as pessoas não desloquem os tampões de ferro dos poços de visita, pois isto pode gerar acidentes e contribuir para entupimentos do sistema de esgoto.