Notícias

Araranguá, 142 anos: homenagem dos servidores do SAMAE

142 ANOS DE ARARANGUÁ
Servidores do SAMAE declaram amor e destacam avanços
Araranguá
Araranguá completa, neste domingo, 142 anos de história. São mais de 14 décadas avançando e buscando sempre proporcionar o melhor para quem mora ou visita o município - trabalho atestado pela condição de cidade polo da Região Extremo Sul Catarinense.
Os avanços em todas as regiões da cidade são refletidos no amor de muitos moradores. Muitos, vivem desde que nasceram no mesmo lugar, acompanharam de perto cada obra e conquista para o bairro, o que refletiu positivamente na vida de seus filhos e netos, e que os deixam com uma certeza: não querem sair de Araranguá de jeito nenhum.
Na véspera do aniversário do município, cuja data oficial é 3 de abril, a Assessoria de Comunicação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) colheu declarações de amor e carinho de alguns servidores:
CIDADE ABENÇOADA
Um exemplo de paixão por Araranguá é demonstrado pelo leiturista do SAMAE Adriano Laranjeira, Laranja, que nasceu, cresceu e constituiu família na cidade natal: ‘Nosso município é abençoada por Deus. A localização geográfica estratégica facilita o acesso à praia, serra e ao corredor da BR-101. Isto possibilita desfrutar das belezas locais e, vez por outra, também visitar outras regiões, pois estamos equidistantes das capitais gaúchas e catarinense’, comenta.
O FUTURO É AQUI!
‘O bom filho a casa torna’ ensina um antigo e eficiente provérbio popular, que traduz de maneira resumida a trajetória do diretor de operações do SAMAE, Marcos Pereira da Silva, Mano. ‘Em todos os lugares gosto de dizer que nasci em Araranguá, minha família possui origens locais e reside aqui. Em busca de ampliar horizontes profissionais morei por 21 anos na Inglaterra e Portugal, conheci diversos países e digo de coração: não há melhor lugar no mundo do que Araranguá’.
Mano, que tem 41 anos de idade, é líder comunitário e morador de Balneário Morro dos Conventos, onde nasceu, cresceu e participa ativamente do dia a dia.
A PAZ IMPERA
Outro cidadão que afirma ter motivos de sobra para comemorar os 142 anos da emancipação político administrativa de Araranguá é o fiscal de água e esgoto, Enio Ribeiro. ‘Nossa natureza e história são ímpares. Aliado a isso saliento que embora Araranguá possua 68.867 habitantes (IBGE/2019) a apresente franco desenvolvimento, ainda somos um município relativamente tranquilo e seguro’, elogia.
MORRO DOS CONVENTOS
Já a servente Amanda da Silva Moro, que trabalha no SAMAE há aproximadamente seis anos considera Araranguá uma cidade linda por natureza. Ela cita Balneário Morro dos Conventos, com sua visão privilegiada, ar puro, farol, dunas, mar e falésias, como ponto de referência, entendendo que o lugar deve ser valorizado e preservado, além de celebrar o anúncio de construção de um mirante, onde os visitantes poderão contemplar este belo cenário.
EQUILÍBRIO É O TERMO
Por sua vez, a chefe de Serviço de Licitações, Vanessa Soares Fernandes ressalta que Araranguá é especial, pois consegue agregar no mesmo território raras belezas naturais, um povo trabalhador e tranquilidade. Ela trabalha no SAMAE há mais de 14 anos.
PRAIA E CIDADE
Na opinião do diretor administrativo do SAMAE, Elton Ferreira, os araranguaenses e moradores da cidade tem infinitos motivos para comemorar e agradecer: ‘Nestes 142 anos de emancipação, vários personagens e capítulos foram escritos. O município intensifica o desenvolvimento e, ao mesmo tempo oferece o conforto de ficar situado em uma área que abrange cidade e praia’.
MELHOR LUGAR DO MUNDO
A auxiliar administrativa Sabrina Maciel Marcos, que coordena o setor comercial do SAMAE no turno da manhã é objetiva ao revelar que não troca Araranguá por nenhum lugar do mundo: ‘Sinto orgulho de ser araranguaense, de residir e ser servidora pública municipal há mais de 24 anos. Já tive oportunidade de transferir-me para o exterior, porém descartei este projeto imediatamente.’
DESFRUTAR E PRESERVAR!
Quem também exalta a satisfação de ser natural e viver em Araranguá é a telefonista do SAMAE e terapeuta holística, Dayane Nicolodelli da Silva Steckert: ‘Nossa cidade é abençoada por Deus e linda por natureza. Precisamos valorizar e preservar! Lembro, com saudade, das ações que meu finado avô, Elenor Steckert fazia para desfrutar, valorizar resguardar a natureza’, observa. No dia 13 de maio ela completa 24 anos como servidora efetiva do SAMAE. ‘Este ensinamento herdado do avô guardo comigo e tento repassar para familiares e amigos. Araranguá merece nosso carinho!’ pondera.
ORGULHO DE ARARANGUÁ
Credenciado por trabalhar no SAMAE há 38,8 anos, o Chefe de Serviço de Contabilidade, Vanoir da Silva Canto conhece como poucos os quatro cantos da cidade. Além disso ele é um verdadeiro cidadão do mundo, pois já viajou por inúmeros países. ‘Sinto-me lisonjeado por ter nascido, ser criado e morado por muitos anos as margens do Rio Araranguá, na comunidade de Canjiquinha. Meus finados pais, Higino Orestes do Canto e Oniria da Silva Canto ensinaram desde cedo a conviver harmoniosamente com a natureza, trabalhar, respeitar, batalhar e amar esta terra’, diz. Testemunha do desenvolvimento da cidade, ele acompanhou o crescimento do SAMAE e a história de Balneário Morro dos Conventos, onde a partir de 1949 começou a construção do famoso hotel que leva o nome da comunidade.
CENÁRIO ÚNICO
Já o Operador de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Ari José da Silva enaltece a Barra do Rio Araranguá, onde o curso de água doce desemboca no mar. ‘Ali a beleza é única. Além disso, nosso rio faz parte da história da cidade, pois era usado para navegação e servia como base de subsistência para muitas famílias, cuja a pesca de peixes como tainha, bagre e papa terra consistia na principal atividade’.
Para alegria ficar completa, ele revela sonhar com a liberação - claro que disciplinada - do acesso da população à Barra do Rio Araranguá. ‘Enfim, o município é maravilhoso. Apesar de ter residido seis anos em Nova York (EUA) não trocaria o Central Park pela Lagoa da Serra, por exemplo.’
PORTO SEGURO
Quem também encantou-se por Araranguá é o Operador de Estação de Tratamento de Água, Laudi Antônio Pinto. Com 65 anos de idade, ele dedicou praticamente metade da sua vida ao SAMAE, onde trabalha há 32 anos ‘Sou gaúcho de Caxias do Sul mas aqui em Araranguá e no SAMAE encontrei meu porto seguro. Esta cidade é uma verdadeira maravilha, por isso o Hino Municipal a chama de Rainha do Sul Catarinense’. Como tradicionalista, ele preserva suas origens, apreciando uma boa música- inclusive é cantor - e não dispensa o tradicional chimarrão.


Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR