Notícias

18 anos do Furacão Catarina

18 ANOS
Em 2004, Furacão Catarina assolou cidades de SC e RS
Araranguá

A madrugada de sábado e domingo (27 e 28 de março) de 2004, foi marcado pela formação do raro furacão no Atlântico Sul e o avanço para o Litoral Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
O 'Catarina', assim como a tempestade foi batizado de maneira informal, foi então o primeiro ciclone tropical registrado com ventos acima dos 119 km/h.
O furacão se desenvolveu a partir de um ciclone extratropical que possui núcleo frio e estava a 2000 mil quilômetros de distância da costa entre os dias 23 e 24 de março.
Na manhã do dia 25 de março, o sistema começou uma lenta transição de ciclone extratropical para ciclone subtropical (híbrido). Na tarde do mesmo dia, o sistema adquiriu um núcleo quente nos três (3) níveis da atmosfera (baixa, média e alta troposfera), se tornado um furacão de categoria 0, tendo um tamanho de 800 km de diâmetro com um olho bem definido que 'aterrizou' entre Araranguá e Balneário Arroio do Silva por volta das 03h03 da madrugada de domingo, provocando fortes rajadas de vento e chuva forte por mais de 5 horas.
As rajadas que ultrapassaram os 150 km/h, provocou uma série de destruições no Litoral Sul de Santa Catarina e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os móveis de um prédio em Torres/RS foram parar no meio da rua. Uma casa que estava em Torres/RS, foi arrastada por 50 metros, parando em Passo de Torres/SC, cidade vizinha.
Mais de 14 municípios decretaram estado de calamidade pública e 13 estado de emergência. O furacão deixou 11 vítimas fatais e 518 feridos. (Fonte: São Joaquim On-line)

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR