Notícias

Dia da Solidariedade - 16 de Maio

DIA DA SOLIDARIEDADE - 16 DE MAIO
“Estender a mão para o próximo é um ato de amor”

Araranguá

Um dos mais famosos pensamentos do psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista, Augusto Cury (Colina/SP, 1958) ensina o seguinte: “Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas”. Pois este conceito inspira e expira, provocando reflexão e mudança de atitude, especialmente nesta terça-feira, 16 de maio - Dia da Solidariedade.
O SAMAE tem intensificado ações sensíveis a causa. Vários servidores realizam iniciativas pessoais e optam pela discrição. A autarquia, enquanto instituição, tem se empenhado para proporcionar o bem sem olhar a quem. Há vários exemplos neste sentido. Vejamos alguns:
Todos os anos, o Programa SAMAE na Escola organiza o Pinheiro Solidário. A campanha iniciada em 2021 cresceu em qualidade em quantidade e a expectativa é mais otimista para 2023. O plano é fazer um rodízio anual entre as unidades de ensino de Araranguá, beneficiando com presentes e cartões, o maior número de alunos e unidades possíveis.
Nesta promoção, as crianças fazem seus pedidos sob a supervisão dos professores. Depois, elas confeccionam cartinhas – por meio de desenhos ou textos, dependendo do nível de instrução. Estas correspondências ficam expostas no Pinheiro Solidário e, tanto servidores do SAMAE quanto cidadãos em geral adotam colaboram atendendo as solicitações, tornando-se padrinhos ou madrinhas.
Outra ação solidária desenvolvida pelos servidores do SAMAE é a adesão à campanha de doação de sangue feita pelo Hemosc. Há cada três ou quatro meses, os trabalhadores da autarquia se organizam e vão até a sede do Hemocentro Regional, em Criciúma, para praticar o ato.
A assessora do RH do SAMAE, Jerusa Silveira Serafim, lidera este movimento: “Na correria do dia a dia, é difícil alguém parar o que está fazendo para ir doar sangue. Por isso, resolvemos mobilizar os servidores para que todos pudessem vir juntos para fazer a doação. Esse é um gesto tão simples e ao mesmo tempo tão importante que nós não podemos deixar de fazê-lo. Nossa ideia é doar sangue de tempos em tempos”.
Doar sangue é um ato voluntário, de consciência, seguro e altruísta. Que salva vidas e ainda contribui para o bem-estar de quem necessita de transfusões regulares ou passa por tratamento de alguma comorbidade. Isso porque não há substituto para o sangue.

Em casos extremos de falta de estoque adequado, as intervenções médicas ou cirúrgicas podem inclusive ser canceladas.
Para doar sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Para fazer a doação, basta levar um documento com foto até o Hemosc de Criciúma. É possível fazer a doação de segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc de Criciúma também abre no primeiro sábado do mês das 8 às 12 horas.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR