Notícias

As diferenças entre água tratada e água de poço artesiano sem análise

SAMAE
As diferenças entre água tratada e água de poço artesiano sem análise

Araranguá

O engenheiro químico e diretor do setor de Águas do SAMAE, Mario Copetti demonstra preocupação com a qualidade da água na região, alertando para a presença de aproximadamente 70% de alumínio no solo. “Esta realidade aliada a falta de análises regulares representa um risco para a população que utiliza a água proveniente de poços artesianos para consumo ou preparação de alimentos”.

Segundo ele, o SAMAE abastece com água praticamente 95% das áreas urbana e rural do no município, porém é necessário realizar o tratamento de forma adequada. Hoje, em nível municipal, a autarquia atende 22.847 unidades consumidoras. “Não somos contra a utilização de ponteira, desde que seja feito análise comprovado que a água não está comprometida”, pondera.

A água de poço, deve ser consumida somente em locais onde a água tratada da rede pública não é disponibilizada. Embora pareça inofensiva, esta prática apresenta riscos à saúde e ao meio ambiente. Os poços artesianos podem conter água contaminada e causar doenças na população, quando não tratada adequadamente, além de contribuir com a escassez de água de aquíferos, se desperdiçada.

Entre as principais doenças causadas a partir do consumo de água contaminada estão: Hepatite A, Giardíase, Amebíase ou Disenteria Amebiana, Febre Tifoide, Cólera, Ascaridíase ou lombriga e Leptospirose.

A água cristalina e sem odor, não é garantia de potabilidade (ou ausência de perigo no consumo), a recomendação é que, sem caracterização e tratamento, eles sejam utilizados para fins não potáveis, como limpeza e jardinagem.

Com agendamento solicitado pelo interessado, o SAMAE realiza os serviços de análise bacteriológica de água, cuja taxa é de R$ 94,66 e análise físico-químico (preço por item analisado) com valor fixado em R$ 25,64.
A unidade administrativa do SAMAE fica situada à Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, Bairro Urussanguinha.

Na foto, a técnica em Química do SAMAE, Fernanda Fernandes fazendo uma análise externa.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR