Notícias

Fiscalizando as ligações residenciais na rede de esgoto

SANEAMENTO
SAMAE segue fiscalizando as ligações residenciais na rede de esgoto

Araranguá

Em maio fez um ano que o SAMAE intensificou a campanha de vistoria nas residências para verificar se o esgoto sanitário está conectado corretamente à rede coletora e se a água das calhas está ligada à rede de drenagem pluvial. A equipe realizou aproximadamente 4,2 mil vistorias - e posterior conferência de ajustes, quando necessário - no município. Em Araranguá, cerca de 40% da área urbana possui rede pública de esgoto.

De acordo com o fiscal Dalton Anastácio de Moraes, “o objetivo é orientar a população, pois a água da chuva não pode estar ligada na rede de esgoto, porque provoca sobrecarga e extravasamento na rede, podendo aumentar os custos de tratamento de esgoto. O esgoto sanitário também não pode estar ligado na rede de drenagem pluvial”.

As vistorias serão realizadas por quatro profissionais treinados e habilitados para exercer a função - Enio Ribeiro, Dalton Anastácio Moraes e João Aires Fenk Júnior. Os fiscais estão identificados com uniforme e crachá, além de utillizar o veículo adesivado do SAMAE.

Para executar este serviço é necessário que os vistoriadores entrem nas residências, com a permissão do munícipe para verificarem os pontos geradores de efluentes como: ralos de pias, caixas de gordura e vasos sanitários.

PROCEDIMENTO:
Constatada alguma irregularidade nas ligações, o munícipe é orientado sobre o que deve fazer para realizar a regularização, tendo um prazo de até 30 dias. Passado o prazo, a equipe retorna ao local e testa novamente os pontos para verificação. Após a regularização é emitida uma declaração de conformidade das ligações, que será entregue para o munícipe.

O SAMAE reforça que os ralos das pias, chuveiros, lavanderia e o vaso sanitário devem estar ligados à rede coletora de esgoto, assim os resíduos seguem para a estação de tratamento de esgoto e a água resultante é devolvida limpa para a natureza. Já a água das calhas e piscinas devem estar ligadas à rede de drenagem pluvial (água da chuva), e vai direto para os corpos d’água (rios, riachos e córregos), evitando enchentes e preservando o meio ambiente.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR