Notícias

Família de quero-queros têm os servidores como protetores

SAMAE
Família de quero-queros têm os servidores como protetores

Araranguá

Com personagens conhecidos dos servidores do SAMAE, uma família de quero-queros - os pais e três filhotes - é atração no jardim do estacionamento interno da unidade administrativa.

Eles moram no local, alimentando-se de insetos, moluscos e sementes. As aves recebem atenção dos servidores, que ajudam a preservar seu ninho e zelam pela segurança.

No início da convivência, os quero-queros eram ariscos, saindo em disparada ao pressentir qualquer tipo de movimento. Hoje, já permitem uma aproximação, desde que não haja movimentos bruscos e barulho.

Com um grito singular, a ave é a primeira a avisar quando um possível perigo. Apesar de ter um esporão na asa, usa isso para assustar. Mas, ela raramente ataca para ferir.

O Vanellus chilensis, nome científico do quero-quero, pode ser encontrado em toda América do Sul e Central. O tempo de reprodução deles ocorre, entre fim de agosto e início de dezembro.

As fêmeas colocam de três a quatro ovos em uma cavidade no solo. O quero-quero defende então seu ninho com valentia ou passando-se por um animal ferido, atraindo os predadores para longe do local. Seus ovos são manchados, de modo a serem confundidos com o solo.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR