Notícias

No parque, canto das cigarras desperta atenção

PARQUE BELINZONI
Canto das cigarras desperta atenção dos visitantes

Araranguá

Como não poderia ser diferente em u local de rara fauna e flora, os visitantes do Parque Belinzoni, no Bairro Urussanguinha, frequentemente deparam-se com plantas, animais, insetos e répteis que integra o habitat daquele espaço. Estes fatos geram alegria, especialmente nas crianças, que têm oportunidade de fazer observações e ampliar conhecimento.

No final da tarde desta quarta-feira, os visitantes que caminhavam nas trilhas ecológicas encontraram cigarras. Pertencentes à ordem Homoptera e à família Cicadidae, esses insetos possuem um longo período de transformação chamado de metamorfose.

O som estridente das cigarras no parque mostra que a época de acasalamento da espécie chegou. Ao contrário do mito popular, as cigarras não cantam até estourarem. A verdade é que os machos da espécie possuem um tipo de caixa acústica onde há uma membrana que vibra no abdômen e é responsável por produzir esse som peculiar, que pode chegar a 120 decibéis e é feito para atrair as fêmeas.

A maioria das cigarras passa por um ciclo de vida que dura de dois a cinco anos. Atingem até 10cm de envergadura e possuem uma aste comprida para se alimentar da seiva das árvores. As cigarras fazem parte de uma cadeia alimentar e servem de alimento aos predadores, como aves e outros animais, por isso a presença no ecossistema é positiva.

O parque oferece acesso gratuito, ficando aberto diariamente das 7h às 17h, inclusive aos finais de semana e feriados.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR