Notícias

EBM Almerindo Manoel da Luz com decoração natalina sustentável

NATAL!
EBM Almerindo Manoel da Luz estuda a história do nascimento do Menino Jesus e implanta decoração sustentável

Araranguá

Sob a coordenação da direção e dos professores, os estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Almerindo Manoel da Luz, cuja sede fica situada na comunidade de Campo Verde realizaram várias atividades interdisciplinares sobre o nascimento de Cristo. A decoração de natal do educandário, por exemplo, uniu o útil ao agradável, pois boa parte dela foi confeccionada com reaproveitamento de tubos de PVC - Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil). Um dos destaques é o boneco quebra-nozes (foto).
Na semana passada, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá também implantou um pinheiro de natal sustentável. A decoração reutilizou tubos de PVC que estavam descartados, mas receberam limpeza e recortes.

A origem do Quebra-Nozes
O objeto foi criado orginalmente para quebrar a casca dura da noz, para que fosse consumida. Porém, foi somente na segunda metade do século 19 que o soldado quebra-nozes passou a ser vinculado ao Natal.
De acordo com a história, Wilhelm Friedrich Füchtner, natural da cidade de Seiffen, no estado da Saxônia, iniciou a produção em série do utensílio/enfeite baseado em uma ilustração do conto “O Rei Quebra-Nozes e o pobre Reinhold”, escrito por Heinrich Hoffmann, em 1851, que foi o primeiro a associar a figura do quebra-nozes ao Natal.

Na história, é apresentada a vida de um menino enfermo que, em seus sonhos, é levado por um quebra-nozes a um mundo repleto de brinquedos. Quando acorda, pela manhã, a criança encontra os brinquedos de seus sonhos junto ao pinheiro de Natal e recupera sua saúde. Desde então, a figura é sempre associada ao Natal e integra a decoração.
* Foto: EBM Almerindo Manoel da Luz.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR