Notícias

José Ireno: aposta corajosa e certa no SAMAE

41,8 ANOS DE SAMAE
José Ireno Pereira vendeu parte da propriedade para viabilizar construção da ETA Lagoa da Serra

Araranguá

O operador de Estação de Tratamento de Água (ETA), José Ireno Pereira, Deco já iniciou contagem regressiva para completar - em 1º de junho de 2022 - nada menos do que quarenta e dois anos como servidor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Deco sempre residiu no mesmo local – na comunidade de Lagoa da Serra – ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA II – Professor Jairo Ambrozini). A família está no endereço há cinco gerações. O pioneiro foi o pai dele, o saudoso Oscar Reus. ‘Nos dedicávamos a agricultura cultivando especialmente mandioca e fumo, além da pecuária, mas esta última servia apenas para abastecer a família com leite e queijo’, recorda.

E é justamente em um hectare destas terras que foi implantada a ETA II. Em 1980, José Ireno Pereira, Deco, vendeu uma parcela da área para que o Município de Araranguá pudesse desenvolver o projeto da Estação de Tratamento Água. ‘Naquela ocasião, o prefeito era o finado Salmi Paladini que convenceu-me a fazer o negócio oferecendo a oportunidade de trabalhar no SAMAE. Pensei, dialoguei com a família e resolvi aceitar a proposta, até porque se vendesse parte da área da lavoura precisaria ter outra fonte de renda’, disse.

O operador de ETA destaca que, de lá para cá, o tempo literalmente voou. ‘A autarquia superou adversidades e consolidou-se. Tive oportunidade de acompanhar esta evolução, ampliar conhecimento e conquistar a amizade de inúmeros colegas. Enfim, trabalho no SAMAE há aproximadamente 42 anos’.
Na foto, José Ireno recebe das mãos do vice-prefeito municipal, Cristiano da Silva Costa (Tano) placa e medalha de honra ao mérito.

* Crédito da imagem: Margareth Silva - jornalista.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR