Notícias

Operador de ETA comenta sobre trabalho noturno

TRABALHO NOTURNO
Operador de ETA, Laudi Antônio Pinto revela detalhes da rotina profissional

Araranguá

Ex-metalúrgico, natural de Caxias do Sul/RS, mas araranguaense por adoção, o Operador de Estação de Tratamento de Água (ETA), Laudi Antônio Pinto soma 28,6 anos de sua trajetória profissional no SAMAE. Ele ingressou na autarquia via processo seletivo simplificado, porém em 2000 voltou aquela que considera como sua segunda casa após conquistar aprovação em concurso público.

No SAMAE, “seu” Laudi destaca-se pela disciplina, competência e dedicação. “Tenho consciência da importância do trabalho que exerço, já que é responsabilidade da autarquia levar água potável e de qualidade para aproximadamente 90% da população total do município, com redes de distribuição de água, que chegam a 413 km, abrangendo em torno de 18.188 ligações”, comenta.

Como as cinco ETA’s do SAMAE - Morro dos Conventos, Urussanguinha, Lagoa da Serra, Ilhas e Rio dos Anjos - operam 24h por dia, de domingo a domingo, os servidores trabalham intercalados em turnos de 12h por 36h. Esta amplitude do horário requer harmonia, conhecimento e disposição. “Atualmente estou lotado na ETA III - Belinzoni. Nesta terça-feira, começo a jornada às 19h e trabalho até às 7h do dia seguinte”, afirma Laudi.

Além de cumprir com seus deveres rotineiros como inspeção, acionamento de equipamentos, controle de parâmetros e manutenção dos filtros, Laudi reserva tempo para sorver o mate, hábito que ajuda a refletir e repor energias e, quando as noites estão frias, também aquece o corpo. “Quase sempre levo comigo chimarrão, erva-mate, garrafa térmica e bomba. Desde jovem sou adepto desta tradicional bebida. Em casa mantenho uma coleção com 15 cuias, cada uma com um significado diferente. Há a cuia do Internacional, eu clube do coração. Uma delas, no entanto, chama atenção dos amigos, porque tem cerca de 60cm de altura e, devido ao peso, precisa ser segurada com as duas mãos”, afirma.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR