Notícias

Filhotes de quero-quero nascem no estacionamento interno do SAMAE

SENTINELAS
Filhotes de quero-quero nascem no estacionamento interno do SAMAE

Araranguá

Um casal de quero-queros (Vanellus chilensis) despertou atenção de alguns servidores do SAMAE na tarde desta quinta-feira, dia 20. Uma fêmea da ave fez ninho e meio ao piso de pavers do estacionamento interno, gerando três filhotes
Os quero-queros são aves típicas da região Sul do país e gostam de espaços abertos para fazerem seus ninhos. Por isso, não é surpresa encontrá-los chocando os ovos em lugares como o estacionamento interno do SAMAE.

Estas aves possuem porte médio a pequeno, com 32 a 38 centímetros de comprimento e cerca de 300 gramas de peso. O quero-quero é uma ave territorial muito vigilante, por isso sendo chamado de “sentinela dos campos”.

De acordo com o site da Agência Ambiental Pick-upau, os quero-queros vivem em casal, trios ou em grupos pequenos, em áreas abertas como pastos e plantações. Também frequenta parques urbanos e praias. É conspícuo e barulhento, vocalizando com mais intensidade durante o dia, no entanto, é mais ativo no crepúsculo e muitas vezes à noite.

Alimentam-se de plantas aquáticas, sementes, invertebrados aquáticos, peixes e moluscos terrestres. A postura dos ovos ocorre em depressões do solo e os casais incubam até 3 ovos maculados.
Os filhotes são nidífugos, ou seja, abandonam o ninho logo após a eclosão dos ovos. Os pais defendem o ninho e os filhotes de modo agressivo, emitindo gritos e atacando intrusos quando necessário.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR