Notícias

Leituristas do SAMAE enfrentam problemas com cães soltos

VELHO DILEMA
Leituristas do SAMAE enfrentam problemas com cães soltos

Araranguá

Sob a batuta do servidor do SAMAE, Adriano Laranjeira, Laranjinha, uma equipe e seis leituristas confere, registra o consumo e entrega as faturas nos respectivos endereços. Em Araranguá, este trabalho é feito em 21.807 imóveis.

Mas, além de obstáculos naturais como clima, temperatura, aclives, declives e difícil acesso aos hidrômetros - cobertos por vegetação, enterrados, instalados em locais murados ou cercados, etc- os cães soltos dificultam não apenas o cumprimento da tarefa profissional, como podem representar sinônimo de prejuízo ou lesão.

Na manhã desta terça-feira, dia 25, a vítima foi o leiturista Paulo Ovídio Moraes de Oliveira. Enquanto tentava fazer a medição de um hidrômetro de uma residência do Bairro Operária foi atacado, na rua, por um cachorro de grande porte. “Mesmo pilotando a moto tive dificuldades em evitar a lesão. Desta vez o susto foi grande”, lamenta. Lesionado no colateral medial direito (região localizada acima do tornozelo) ele teve que ser medicado em seu retorno a unidade administrativa do SAMAE, na Rua Iracy Luchina, nº 711, Bairro Urussanguinha.

Também nesta terça-feira, o leiturista Bertraund Freund revela que, após realizar a medição de consumo de um hidrômetro domiciliar, em Balneário Morro dos Conventos, percebeu a presença de um cão pastor alemão em posição de ataque. “Neste endereço nunca houve problema. É que desta vez o proprietário abriu e fechou o portão aberto e o cachorro aproveitou este pequeno intervalo para escapar.”

Segundo Bertraund, na mesma comunidade há um fato mais preocupante: o da tutora de um pit bull de grande porte. “Ela insiste em deixar o animal solto na rua, mesmo após insistentes pedidos. A alegação é de que o cão é manso! Ao invés de atender os apelos e adotar medidas preventivas, parece que está facilitando a situação”, alerta.

SUGESTÕES DE MEDIDAS PREVENTIVAS:

- Defeitos ou aberturas na grade do portão (ou buracos em cercas de proteção) também devem ser consertados, garantindo que o cachorro não encontre nessas fendas uma oportunidade de sair da casa e entrar em contato direto com o carteiro.

- Os donos do cão devem ter o cuidado de sempre verificar se o portão da casa está fechado e trancado, evitando que o animal consiga abri-lo ao fazer força quando o carteiro chega.

- A altura dos muros da casa também merece bastante atenção, e a sua altura deve ser suficiente para que o cão não consiga pulá-lo.
- Os donos do cão não deixem nenhum tipo de objeto encostado ou próximo ao muro (ou ao portão), já que o animal pode usar esse tipo de acessório como um trampolim.

- Providencie a correta instalação do hidrômetro. Esta iniciativa consta na resolução da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) n° 004, de 05 de abril 2011 e na resolução Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) nº 046, de 26 de janeiro de 2016.

CONHEÇA A EQUIPE DE LEITURISTAS DO SAMAE:
- Gilliard Fernandes Teixeira
- Eduardo Cândido dos Santos
- Bertrand Freund
- Fernando Messias Cardoso do Nascimento
- Maurício de Jesus
- Paulo Ovídio de Moraes de Oliveira

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR