Notícias

Limpeza recupera visual e ajuda a preservar 16 nascentes de água

AÇUDE MANOEL ANGÉLICA
Limpeza recupera visual e ajuda a preservar 16 nascentes de água

Araranguá

Até o mais acomodado cidadão que circula pelas imediações é capaz de perceber a mudança de cenário no Açude Manoel Angélica, no Bairro Jardim Cibeli. O novo visual valoriza o ambiente e colabora para restaurar a autoestima dos moradores. Além disso, estudos sobre o local comprovaram que a limpeza é crucial para auxiliar na oxigenação da água, beneficiando a fauna aquática e na recuperação do aspecto visual. No manancial existem 16 nascentes de água.

A retirada do excesso de vegetação começou no final de setembro de 2023, fruto da parceria entre Prefeitura de Araranguá, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA). Todos os dias, colaboradores da Gaspamar , empresa que venceu a licitação, trabalham cerca de 10h. Eles contam com apoio de equipamentos e máquinas especiais, incluindo uma escavadeira long reach, ideal para escavações com profundidade de até 12m; uma retroescavadeira adaptada que flutua sob as águas, facilitando a remoção das plantas aquáticas e detritos flutuantes, além de um trator anfíbio, cuja função é remover a vegetação (taboa, aguapé, alface d´água, etc) e resíduos.

A estimativa é de que 75% do serviço já foi feito. Depois da conclusão a ideia, é providenciar a estruturação do espaço, valorizando sua beleza natural, proporcionando lazer e integração.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR