Notícias

SAMAE orienta sobre a ligação correta na rede de esgoto

SANEAMENTO
SAMAE orienta sobre a ligação correta na rede de esgoto

Araranguá


Nesta semana, os fiscais do SAMAE, Ênio Ribeiro, Dalton Anastácio Moraes, estão conferindo “in loco” junto aos imóveis do Bairro Vila São José, as ligações dos imóveis à rede de esgoto. O serviço, que não tem custo para o titular da fatura, abrange cerca de 40% da área urbana de Araranguá que dispõe de rede pública de esgoto.

As inspeções têm como objetivo principal verificar se há conexão de esgoto e se a ligação foi executada da forma correta, orientando os moradores em caso de irregularidades.

Para fazer a vistoria, os fiscais precisam entrar no imóvel. Os profissionais estão identificados com uniforme e crachá de identificação. Na fiscalização é analisado se a água do banheiro, lavanderia, cozinha e churrasqueira está corretamente direcionada à rede de esgoto e se a água de calhas e piscina está escoando para a rede de drenagem.

Ligações irregulares causam mau cheiro e contaminação do meio ambiente, facilitando a proliferação de doenças como verminoses, cólera e hepatite. Além disso, podem causar extravasamentos nas ruas e refluxo de esgoto nos imóveis.

Quando uma irregularidade é encontrada, o morador é notificado a providenciar a correção em até 30 dias e informar ao SAMAE. O não cumprimento das adequações pode caracterizar dolo ou má fé, com o caso sendo comunicado para a Vigilância Sanitária Municipal e Ministério Público da Comarca de Araranguá.

Havendo dúvidas quanto à forma de fazer a ligação à rede pública de coleta de esgoto, é recomendado pedir esclarecimentos pelos diretamente ao setor de Engenharia do SAMAE, situado junto à Rua Iracy Luchina, nº 711, Bairro Urussanguinha - entre segunda e sexta-feira, das 13h às 19h - ou então por meio do fone 3524-0837.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR