Notícias

Moradores não devem cobrir pontos de espera das redes de esgoto

SAMAE
Moradores não devem cobrir pontos de espera das redes de esgoto

Araranguá

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) orienta os moradores de Araranguá a não realizar a vedação da tampa do tubo de inspeção e limpeza (TIL) de ligação de esgoto sanitário, também conhecido como ponto de espera do esgoto, com concreto, laje ou pedra de calçada.

O TIL de ligação de esgoto sanitário, normalmente instalado no passeio público, serve para desobstruir a rede, sem a necessidade de realizar a quebra da calçada. Além disso, tem a função de extravasar os dejetos quando ocorre alguma obstrução das tubulações, impedindo que o esgoto retorne para dentro das casas.

O ponto de espera é instalado onde há redes do tipo separador absoluto, por lote, em frente à testada (parte da frente do terreno) e sempre que possível, no passeio público. O TIL de ligação também é de extrema importância pois permite a inspeção da rede de esgoto. Se caso ele for coberto pela calçada, será preciso quebrar o pavimento para ter acesso à rede.

Na foto, os encanadores/motoristas Eraldo Barbosa e Paulo Alexandre Lopes Masschmamm estão ajustando no mesmo nível a tampa de esgoto e o piso de paver, que integra o projeto de revitalização da Praça Hercílio Luz, esquina com Padre Antônio Luiz Dias, no Centro.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR