Notícias

Orientações sobre o uso adequado do sistema de esgoto

SAMAE
Orientações sobre o uso adequado do sistema de esgoto

Araranguá

Com mais chuva e calor, os efeitos do El Niño se mantêm neste início de 2024. Assim, o SAMAE reforça dicas para a ligação adequada do esgoto à rede coletora pública e adoção de boas práticas para evitar problemas como extravasamentos nas ruas e entupimentos. Situações que exigem ações emergenciais da equipe operacional da autarquia.

Esse trabalho resulta na retirada periódica de uma grande quantidade de gordura, plásticos, panos, fraldas, cabelos, preservativos, entre outros materiais inadequadamente descartados nas tubulações. O descarte de lixo traz problemas sérios para todo município, já que a rede não funciona de forma adequada e o esgoto pode acabar voltando para os imóveis e ruas.

Outro problema é a ligação de água da chuva nos sistemas de esgoto. Quando as redes de drenagem e de esgotamento sanitário são interligadas indevidamente, aumentam as chances de extravasamentos. É proibido lançar água da chuva nas redes de esgoto tanto por causar problemas nas residências, o que representa um transtorno para o morador, quanto para o funcionamento das estações de tratamento do Bairro Urussanguinha e Parque Alvorada, que ficam sobrecarregadas.

Orientações
- Não descarte lixo (plásticos, cabelos, preservativos, cotonetes etc.) no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico;
- Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto;
- Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos;
- Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, nunca para áreas a céu aberto;
- Não despeje óleo de fritura na pia, já que a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta;
- Não retire a tampa dos Poços de Visitas do SAMAE para escoar a água da chuva. Além de ser um ato de vandalismo, prejudica o serviço público de coleta e tratamento de esgoto e também pode causar acidentes.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR