Notícias

Jardim da fachada do SAMAE é repaginado e árvore símbolo “rouba” a cena!

OLHA AÍ
Jardim da fachada do SAMAE é repaginado e árvore símbolo “rouba” a cena!

Araranguá

Embora a criação do SAMAE tenha ocorrido em 26 de fevereiro de 1969, durante a gestão do saudoso prefeito Osmar Nunes (1937-2021), que administrou o município entre 1966 e 1970, somente no dia 2 de julho de 2004 aconteceu a inauguração da primeira sede própria - Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, no Bairro Urussanguinha. Ali o setor comercial atende ao público das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, entre segunda e sexta-feira.

De lá para cá, o prédio recebeu inúmeras melhorias estruturais. Além de constantes limpezas, pinturas e manutenções em telhas e calhas, nos setores elétricos e hidráulicos, a atual gestão providenciou, em julho de 2022, a troca da cúpula de policarbonato situada na parte central do telhado. O estacionamento externo também foi revitalizado, sinalizando a reserva de vagas especiais. Já o antigo piso situado no acesso à unidade administrativa, que apresentava rachaduras, foi substituído por porcelanato retificado.

Nesta semana, como costumeiramente ocorre, o jardim da fachada teve seu visual repaginado com o plantio de novas flores e manutenção dos canteiros. No local, um dos destaques é a muda de Pau-Brasil (Caesalpina Echinata), cujo plantio ocorreu em 2021, na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.
O Pau-Brasil é uma árvore nativa com grande valor simbólico para a flora brasileira e anteriormente era usado no preparo de tintas com a coloração avermelhada empregada no tingimento de penas pelos índios. Este corante de imediato passou a ser utilizado pelos europeus.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floresta (IBF), atualmente o Pau-Brasil encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. A espécie está oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção desde 2004. Por meio da Lei 6.607, de 7 de dezembro de 1978, o pau-brasil foi declarado árvore nacional do Brasil.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR