Notícias

Quero-queros: os “guardiões” do almoxarifado e estacionamento

SAMAE
Quero-queros: os “guardiões” do almoxarifado e estacionamento

Araranguá

Há tempos, uma família de quero-queros - os pais e dois filhotes - é atração no jardim do estacionamento interno da unidade administrativa do SAMAE.

Eles moram no local, alimentando-se de insetos, moluscos e sementes. No início da convivência, os quero-queros eram ariscos, saindo em disparada ao pressentir qualquer tipo de movimento. Hoje, já permitem uma aproximação, desde que não haja movimentos bruscos e barulho.

Há uma convivência harmônica no local. As aves recebem atenção dos servidores, que ajudam a preservar seu ninho e, dentro do possível, protegem-nos contra predadores. Já os quero-queros (Vanellus chilensis) retribuem, a gentileza, literalmente desfilando sua beleza e desempenhando função semelhante a “guardiões” daquele ambiente.

No vídeo gravado na tarde desta segunda-feira, a ave parece cuidar dos tampões de rede de água e tubulações constituídas em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com 63mm de diâmetro. Ela ronda os materiais. Além disso, com um grito singular, o quero-quero é o primeiro a avisar sobre um possível perigo ou presença estranha. Apesar de ter um esporão na asa, usa isso para assustar, raramente atacando para ferir.

Na tarde de hoje, a equipe operacional do SAMAE segue a rotina de providenciar ligações, consertos e implantações na rede de abastecimento.

Ao mesmo tempo mantém o plantão de atendimento. Assim, em situações de urgência (vazamentos de água ou esgoto, etc) a autarquia pode ser avisada pelos fones 3524-0837 (em horário comercial) e 3512-7929 (à noite, fins de semana e feriados).

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR