Notícias

Toalha e lixo descartados na rede prejudicam tratamento de esgoto

SAMAE
Toalha e lixo descartados na rede prejudicam tratamento de esgoto

Araranguá

A rede de coleta de esgotos brasileira foi projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos. Assim, qualquer lixo descartado no esgoto - papel, aparelho de barbear, preservativo, fio dental, tecido, óleo de cozinha, cabelos, etc - seja em ralos ou em vasos sanitários, podem ser a “gota d’água” que faltava para a obstrução de uma tubulação.

Nesta sexta-feira, dia 15, operadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE I), no Bairro Urussanguinha encontraram uma toalha de banho na rede na Estação local. Devido à falta de conscientização de algumas pessoas, seguidamente, o trabalho tem que ser interrompido.

Segundo a engenheira sanitarista e ambiental do SAMAE, Bruna Inácio Nazário, o descarte incorreto gera todos os problemas mencionados e um aumento mensal nos custos operacionais da autarquia. “Para arrumar todo o estrago feito por esse descarte incorreto, foram necessários recursos com pessoal, equipamentos e materiais que poderiam ser empregados em obras de melhoria em todo o município”.

Dicas importantes:

- Não descarte lixo (plásticos, cabelos, preservativos, cotonetes, fraldas, etc.) no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico.

- Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.
- Adote como uma boa prática o uso do ralinho de pia (ralinho japonês)

- Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos.

- Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, nuca para áreas a céu aberto

- Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR