Notícias

Frequentador da Praça das Águas destaca benefícios da ida saudável

EXEMPLO!
Frequentador da Academia de Saúde, da Praça das Águas, revela benefícios proporcionados pelo estilo de vida saudável

Araranguá

Inaugurada no dia 11 de agosto de 2016, a Praça das Águas, situada na esquina das avenidas Coronel João Fernandes e Capitão Pedro Fernandes, ao lado da unidade administrativa do SAMAE de Araranguá, é frequentada por pessoas de diferentes faixas etárias. Um exemplo disso é o aposentado Sérgio Raupp Maciel, que mantém o hábito de utilizar a academia de saúde do - exceto aos finais de semana e em dias de chuva - para praticar atividade física.

Na manhã desta quarta-feira, dia 1º de junho, mesmo sob uma temperatura que oscilava na casados 11ºC e nebulosidade, ele concedeu entrevista para o setor de Comunicação do SAMAE. Esbanjando vitalidade, simpatia e disposição no alto de seus 74 anos, Sérgio contou que os exercícios na academia fazem parte da sua rotina: ‘Na minha trajetória profissional tive oportunidade de trabalhar no Posto de Combustíveis Bertoncini durante 32 anos, desde 13 de setembro de 1962 até 1994, quando resolvi aposentar-me. A partir momento, naturalmente fui me acomodando, o problema é que comecei a sentir dores ósseas e musculares.
Preocupado, procurei orientação médica, pois sou hipertenso. Daí em diante percebi que, além da medicação permanente, seria preciso modificar o cardápio alimentar e praticar atividade física’.
Sérgio, que reside com a família na Rua Capitão Pedro Fernandes, Bairro Urussanguinha, considera a Praça das Águas um presente para a população. ‘Este espaço merece valorização. Só não frequento a academia de Saúde quando chove, ou aos sábados e domingos. Iniciei fazendo 15 minutos de atividade física e fui evoluindo gradativamente.Hoje cronometro uma hora. O resultado elevei a autoestima e deixei as dores no passado’.

Antes de praticar exercícios, Sérgio saboreia o tradicional café, que é acompanhado do consumo de frutas da época. Ele afirmou que, no verão gosta de chegar na Praça das Águas as 5h30min, aproveitando o clima ameno. ‘Humildemente gostaria de recomendar que, as pessoas em geral - sobretudo, as idosas – reservem um tempinho para fazer exercícios orientados, senão nosso corpo literalmente enferruja.’
O aposentado também revelou que, outro dia, durante consulta de avaliação, comentou com o médico sobre sua rotina de exercício: ‘Ele escutou atentamente e, depois disso, exibindo um largo sorriso respondeu-que esta atividade, quando feita de maneira correta e orientada - equivale a aproximadamente metade do efeito da sua medicação.’

Hidratação
Além e fazer exercícios, Sérgio revelou que cuida da sua alimentação e investe na hidratação. Ele bebe a água distribuída pelo SAMAE regularmente.
Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor se mantém em aproximadamente 2 litros diários para adultos.

Entre os benefícios para o corpo, está comprovado que a água:
- Regula a temperatura corporal
- Auxilia na desintoxicação do corpo
- na absorção de nutrientes de outros alimentos
- Deixa a pele mais bonita e hidratada
- Auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento
- Previne o aparecimento de pedras nos rins
- Melhora a circulação sanguínea
- Facilita a digestão de refeições.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR