Notícias

Qualidade da água é prioridade

QUALIDADE
SAMAE analise qualidade da água a cada duas horas

Araranguá

A Técnica em Química do SAMAE, Fernanda Fernandes mantém uma rotina profissional repleta de atividades. Ela ingressou na autarquia desde o dia 7 de agosto de 2017, após conquistar aprovação em concurso público.

Uma de suas principais tarefas é monitorar, coletar, testas e trabalhar para que a água do SAMAE chegue com qualidade aos domicílios. O processo é metódico e complexo. Para atender às exigências estabelecidas pela Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, o SAMAE de Araranguá analisa a qualidade da água desde a captação até os pontos de consumo. Os operadores das cinco ETA’s administradas pelo SAMAE - Belinzoni, Morro dos Conventos, Distrito Hercílio Luz, Rio dos Anjos e Lagoa da Serra - realizam a cada duas horas, análises de Cloro residual, Fluoreto, pH, Cor e Turbidez

E não é só isso: o SAMAE também procede, em seu laboratório próprio, localizado junto a Estação de Tratamento de Água III - Belinzoni, análises químicas sobre o controle de qualidade da água bruta e tratada.
Nas ETAs são coletadas mensalmente 9 amostras de água tratada e uma amostra de água bruta. Com essas amostras de água são feitas análises de inúmeros parâmetros físico-químicos e bacteriológicos.

Além disso, em locais estratégicos situados em diferentes regiões do município são coletadas mensalmente 84 amostras de água tratada, nos pontos de consumo. Para essas amostras são realizados testes de Coliformes Totais, Escherichia Coli, Cloro residual, Fluoreto, pH, Cor e Turbidez.

E para completar o processo, por meio de um laboratório terceirizado são realizados ensaios analíticos de parâmetros microbiológicos e físico-químicos das águas brutas e tratadas, nos períodos mensal, trimestral e semestral.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR