Notícias

Depois da rede de esgoto sanitário, Calçadão recebe obra da rede de esgoto pluvial

OBRAS NO CALÇADÃO
Depois de implantar rede de esgoto sanitário, chega a vez da rede pluvial

Araranguá

Promessa feita, promessa cumprida! Na tarde desta quarta-feira, dia 28 de junho, o engenheiro sanitarista do SAMAE, Everson Casagrande, Polaco, supervisionou a finalização da obra para implantação da rede de esgoto sanitário no Calçadão da Avenida Getúlio Vargas.
Conforme o engenheiro, o trabalho que competia e empreiteira RTM Rincão Terraplanagem e Mão de Obra Eireli, de Balneário Rincão foi concluído com qualidade e atendendo os prazos previstos no cronograma: ‘Mesmo com as fortes e intensas chuvas que assolaram o município nas últimas semanas conseguimos seguir o planejamento. Hoje (quarta-feira) evidenciei a realização de pequenos ajustes, confirmando a execução da benfeitoria.’
Polaco Casagrande ressalta que, também ficaram prontos os chamados pontos de espera para que os responsáveis pelos imóveis providenciem as ligações de acordo com o padrão do SAMAE. ‘A maioria dos estabelecimentos já fez isso. Há também aqueles que estão providenciando. A autarquia tem constantemente orientado neste sentido’, afirma.
De 52 estabelecimentos localizados no Calçadão da Avenida Central, apenas dois tiveram que ser notificados pelos fiscais por ainda não terem providenciado a ligação.

REDE DE ESGOTO PLUVIAL
Feita a rede de esgoto sanitário, a atenção do SAMAE recai, agora, sobre a rede de esgoto pluvial. A obra é executada pela Engetom Construção Civil, empresa que habilitou-se por meio do processo licitatório. ‘O ritmo dos trabalhos está acelerado e bastante adiantado’, comenta o engenheiro. A revitalização do Calçadão é executada em etapas e de maneira estratégica, por isso a prioridade é fazer as obras subterrâneas, que inclui rede de esgoto sanitário, esgoto pluvial, rede de água, rede de energia elétrica e internet com fibra ótica. Depois disso, a Prefeitura Municipal vai providenciar a implantação do novo mobiliário, bicicletários, áreas cobertas, lixeiras públicas, floreiras, espaços de conivência, etc. A expectativa do Executivo Municipal é finalizar a obra macro até dezembro deste ano.
Antes de fazer as benfeitorias no Calçadão da Avenida Central, o SAMAE orientou os responsáveis pelos imóveis quanto a importância da iniciativa. Inaugurado no dia 3 de maio de 1990, o espaço carecia de revitalização. Naquela época, Araranguá tinha Antônio Eduardo Guizzo como prefeito municipal e Ênio Rosa de Souza como vice-prefeito.

ESGOTO SANITÁRIO X ESGOTO PLUVIAL
As redes de esgotamento recolhem o esgoto dos imóveis e destina para as estações de tratamento, que devolvem a água limpa para a natureza, e são da responsabilidade do SAMAE. Já a rede de drenagem pluvial instalada para o escoamento das águas de chuva que, captadas por galerias.
Quando as duas redes são interligadas indevidamente ocorrem problemas. Se o esgoto for despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial, ao invés de ser conduzido para a estação de tratamento, o esgoto será lançado diretamente em rios, lagos e mares, poluindo os mananciais.
Já, quando as águas residuais da chuva caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para os imóveis. Esse problema causa um enorme transtorno, pois toda a sujeira e mau cheiro do esgoto acabam retornando para dentro das casas ou prédios, o que não é nada agradável.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR