Notícias

Sem o tradicional desfile, civismo é destacado em atividades alternativas

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Sem o tradicional desfile em decorrência da pandemia, escolas desenvolvem atividades alternativas para celebrar o civismo
Araranguá
Não haverá desfile cívico-militar neste 7 de setembro de 2021. Este é o segundo ano em que a Prefeitura Municipal segue diretrizes das esferas estadual e nacional, suspendendo o tradicional evento por causa da pandemia da Covid-19.
O Dia da Independência do país costuma ser celebrado com a apresentação das forças de segurança, clubes de serviço, escolas, creches, banda marcial, fanfarra e entidades municipais, com a presença de autoridades e de público. Em 2019, uma comitiva do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) participou do Desfile Cívico. Na ocasião foi destacado a estrutura e o funcionamento da autarquia, além de divulgadas ações visando a prevenção do meio ambiente. 'Neste novo cenário consequente da pandemia, o SAMAE adota todos os protocolos necessários, adaptando-se. Uma das ações reeditadas é o Projeto SAMAE na Escola, que visa despertar a conscientização dos jovens estudantes, oportunizando que ampliem o horizonte de conhecimento e, ao mesmo tempo, tornem-se verdadeiras células propulsoras destas informações. Isto é fundamental para a atual e, especialmente, para as futuras gerações', observa.
Segundo ele, uma das maneiras de expressar amor à Pátria é justamente respeitar, valorizar e propagar a importância da água e de todo o ecossistema. 'Em âmbito de país, estado e município somos privilegiados neste sentido. Isto gera satisfação, mas aumenta nosso compromisso', destaca o diretor do SAMAE, Jairo do Canto Costa, Jairinho.
Mesmo sem desfile, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes coordena uma série de atividades cívicas junto as escolas municipais. A programação, que envolve estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Infantil, iniciou no dia 1° de setembro e prossegue até esta terça-feira, 7 de setembro.
Segundo relato da Assessoria de Imprensa do Município, no dia 7, algumas escolas municipais planejam finalizar as atividades com passeios ciclísticos nas respectivas comunidades, homenagens e ato cívico. Também foi informado que, na hipótese de chover nesta data, os passeios serão transferidos para sábado, dia 11.

O Dia da Independência é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português, na respectiva data, em 1822.

* Foto: Arquivo/Divulgação - Carla Costa/Rafael Torman. Texto: João Carlos.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR