Notícias

Dia da árvore é destacado pelo SAMAE

DIA DA ÁRVORE

Diretor do SAMAE destaca a importância das árvores para ter água de qualidade!

Araranguá

Sombra, beleza, aconchego, flores e frutos. Tudo isso é oferecido pelas árvores, a quem é dedicado a data de 21 de setembro. O objetivo desta deferência é promover a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá sabe da importância das árvores, tanto assim que desenvolve uma série de iniciativas - desde o Projeto SAMAE na Escola, até ações práticas e campanhas institucionais - enfatizando que o meio ambiente é essencial para a vida humana. Mas não é só isso: o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa destaca que as árvores são fundamentais para garantir a preservação da água. Ele observa que, nos mananciais naturais - Lagoa dos Bichos, Lagoa da Serra e Açude Belinzoni - que abastecem as estações de tratamento mantidas pela autarquia com o objetivo de realizar o tratamento, tornar à água potável e encaminhá-la aos consumidores, as vegetações cobertas são cuidadosamente monitoradas e zeladas.

Vários trabalhos e pesquisas comprovam que a significativa presença das árvores às margens viabiliza a regularização do regime de rios, açudes e lagos, contribuindo para melhorar a qualidade da água. Este processo é simples, extremamente natural e silencioso! Estudos feitos pelo Instituto Florestal (IF/SP), órgão da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, parte da água da chuva é retida pelas copas das árvores, evaporando em seguida por meio do processo denominado interceptação. A taxa de evaporação varia com a espécie, idade, densidade e estrutura da floresta, além das condições climáticas de cada região. Já o restante da água alcança o solo florestal por meio de gotejamento de folhas e ramos ou escoando pelo tronco de árvores. No solo, a água infiltra-se ou é armazenada em depressões, não ocorrendo o escoamento superficial para as partes mais baixas do terreno, como aconteceria em uma área desprovida de vegetação.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR