Notícias

Dia da Criança: passeios criativos e de conscientização ambiental

DIA DA CRIANÇA!
Muito além dos presentes: passeio no Açude Belinzoni, Praça das Águas e margens do Rio Araranguá são sugestões criativas

Araranguá

Um abraço? Um doce? Um lanche? Um brinquedo? Uma viagem? Ou uma peça de vestuário? Enfim, existem infinitas alternativas – desde a mais simples até as mais sofisticadas - para presentear no Dia da Criança, cuja celebração ocorre em 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

No Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), todo dia é dedicado às crianças. A autarquia promove, desde 2013, o Projeto SAMAE na Escola, também distribui cartilhas lúdicas e educativas aquelas que visitam a sede da autarquia e sempre que possível – a atividade está suspensa devido a pandemia - agenda visitas guiadas as Estações de Tratamento de Água (ETA’s) Açude Belinzoni, Lagoa da Serra, Balneário Morro dos Conventos, Distrito Hercílio Luz e Sanga da Areia e também nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) situadas nos bairros Urussanguinha e Parque Alvorada. “O objetivo destas ações é despertar a conscientização sobre a história do município, a importância da água, bem como alertar quanto à necessidade da preservação do meio ambiente. E, neste contexto nada melhor do que investir nas crianças, que funcionam como verdadeiras células propagadoras de informações. As crianças de hoje serão os cidadãos do amanhã”, destaca o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa.

Além das atividades institucionais rotineiramente desenvolvidas pelo SAMAE, os pais e responsáveis pelas crianças também podem usar da criatividade para agradar seus filhos, afilhados ou netos.
Uma das sugestões para mudar à rotina e surpreender neste feriado de terça-feira, dia 12 de outubro, é realizar uma incursão diferente. “Quando é possível, nos finais de semana, ou após o expediente, levo os netos Marjorie, de 7 anos e Ariel, de 9 anos, para contemplar o Açude Belinzoni. Este manancial natural de água é lindo. Além disso, está repleto de peixes, tartarugas e privilegiada vegetação, o que nos permute educar, conscientizar e divertir ao mesmo tempo”, pondera.
Outros pontos de visitação sugeridos pela “avó coruja” são as margens do Rio Araranguá – onde a histórica ponte pênsil recebe revitalização - e à Praça das Águas – na esquina das avenidas Coronel João Fernandes e Capitão Pedro Fernandes, no Centro. Naquele espaço, eles se divertem e interagem. “Ali, as crianças admiram o chafariz, acompanham os exercícios feitos na academia pública de saúde ou brincam no parquinho infantil. Nestes passeios, os jogos eletrônicos são substituídos pelo convívio com a natureza e pelo calor humano. Eles sempre pedem para voltar!”, revela a autônoma, Margarete de Brito. A dupla de crianças referidas por ela é filha dos microempresários e tatuadores, Vitória Liz de Brito e Jeferson Ferraz de Souza, moradores do Bairro Lagoão.

Outras Notícias