Notícias

Estudantes da EEB Profº Neusa Ostetto Cardoso no SAMAE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estudantes da Escola Neusa Ostetto Cardoso fazem ‘visita guiada’ ao SAMAE

Araranguá

Sob a batuta dos professores Cecília, Alexsander e Bárbara, os estudantes do sétimo Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica professora Neusa Ostetto Cardoso - cuja sede fica localizada no Bairro Polícia Rodoviária - realizaram, na tarde desta sexta-feira, dia 12, uma “visita guiada” as dependências do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá. O grupo conheceu a estrutura da ETA III, situada às margens do Açude Belinzoni e a ETE II, localizada na Rua Albino Pereira de Souza, no Bairro Urussanguinha.
Na autarquia o grupo foi recepcionado e recebeu orientações da química Fernanda Fernandes, da técnica em Saneamento Ambiental, Bruna Nazário e do operador de Estação de Tratamento de Água (ETA), Gilvanir Trento Tristão, o Gil.

A atividade inclui questionamentos e esclarecimentos sobre o funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto. A química Fernanda Fernandes relato que o periodicamente o SAMAE providencia a coleta de amostras de água em pontos estratégicos da cidade. “O objetivo da empresa, que segue as recomendações do Ministério da Saúde, é garantir a qualidade da água tratada que é distribuída. A coleta para verificação da qualidade da água passa por residências, comércios, hospitais e órgãos públicos, através do cavalete de entrada do imóvel. Além disso, as amostras das Estações de Tratamento de Água, reservatórios e redes de distribuição também são analisadas frequentemente.

De acordo com Fernanda Fernandes, entre os fatores analisados estão cor, ph, flúor e turbidez da água. “Também realizamos a coleta de amostras de água dos mananciais (como rios, açudes e lagoas) para identificar como está a qualidade dos locais que abastecem o município”, complementou.
Durante a interação com os estudantes foi enfatizada a importância das pessoas providenciarem o destino correto do esgotamento sanitário, que não deve ser descartado diretamente no solo, nem junto aos rios, açudes e mananciais naturais, sob pensa de prejudicar a preservação do meio ambiente e a saúde.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR