Notícias

Dia Mundial do Café: Água do SAMAE usada no preparo!

AI UM CAFEZINHO AI?
No SAMAE, Dona Nair faz sucesso com receita herdada da mãe

Araranguá

Doce ou amargo, forte ou tradicional, o cafezinho faz parte da rotina de muitas pessoas. Nesta quinta-feira, por exemplo, é mais um dia que clientes, visitantes e servidores do SAMAE podem saborear o inigualável cafezinho, que é feito com carinho pela servente Nair Silveira Pereira. Assim como araranguaenses, ele utiliza a água do SAMAE para preparar a bebida. ‘Aprendi ainda criança a gostar e fazer café. Herdei os ensinamentos de minha saudosa mamãe, Ana Maria Silveira. Ela saia cedo para trabalhar na roça e eu ficava em casa cuidando dos afazeres domésticos. Uma destas tarefas era justamente preparar o café para a família. Além de gostoso, o café transformou-se na bebida da amizade’, recorda.
14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café. Estima-se que dois bilhões de xícaras de café sejam consumidas em todo o mundo diariamente. Seja carioca, pingado, cappuccino, americano, descafeinado ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas.

LIDERES NA PRODUÇÃO
O café é cultivado em mais de 50 países localizados em uma área conhecida como Cinturão do Café, entre os Trópicos de Capricórnio e Câncer. Estende-se desde o leste do México até Papua Nova Guiné.
Estes os principais produtores do mundo: Brasil, Vietnã, Colômbia, Indonésia, Honduras e Etiópia.

MAIORES CONSUMIDORES
De acordo com a International Coffee Organization (ICO), os finlandeses lideram o ranking dos consumidores de café per capita. Na Finlândia, cada pessoa bebe em média o equivalente a 12 kg de café por ano.
Em seguida, vem a Noruega (9,9kg per capita), Islândia (9kg), Dinamarca (8,7kg) e Suécia (8,2kg).
Os italianos, que fizeram do café um elemento essencial da la dolce vita, consomem 5,9 kg per capita por ano.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR