Notícias

Água com qualidade, o lema do SAMAE

FONTE DE VIDA!
SAMAE investe no constante aperfeiçoamento para garantir uma água de qualidade

Araranguá

Água é fonte de vida e está presente em praticamente todos os aspectos da civilização humana. Este contexto, entretanto, apresenta paradoxos, que requerem conscientização e mudança de atitude. Vejamos: Mesmo que aproximadamente 70% da superfície do Planeta seja constituída de água, cerca de 3% deste total são de água doce e apenas um terço deste percentual é acessível ao homem.

Consumo responsável
Além disso, essa pequena percentagem está distribuída de forma desigual no mundo, fazendo com que em torno um sexto da população mundial (mais de um bilhão de pessoas) não tenha acesso à água potável. Por conta deste cenário, todos nós precisamos tomar atitudes conscientes, como não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Água de qualidade
Ciente desta realidade, o SAMAE de Araranguá mantém investimentos na melhoria estrutural e no constante aperfeiçoamento de seus profissionais. O objetivo é garantir uma água de qualidade. A Técnica em Química, Fernanda Fernandes observa que, no laboratório do SAMAE, situado junto a Estação de Tratamento de Água (ETA III) do Açude Belinzoni é feito o monitoramento físico-químico e bacteriológico da água distribuída para a população.

Este procedimento atende preceitos da Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, a qual estabelece a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas, os parâmetros e os limites permitidos, que precisam ser analisados. ‘O SAMAE analisa a qualidade da água desde a captação até os pontos de consumo. Além disso, os operadores de ETA fazem a cada duas horas, análises de Cloro residual, Fluoreto, pH, Cor e Turbidez. O SAMAE também realiza em seu laboratório próprio, as análises químicas sobre o controle de qualidade da água bruta e tratada’, explica.

Amostras e coletas
Nas ETAs são coletadas mensalmente nove amostras de água tratada e uma de água bruta. Com esse material de água são feitas análises de inúmeros parâmetros físico-químicos e bacteriológicos.

Em todo o município são coletadas mensalmente 84 amostras de água tratada, nos pontos de consumo. Por meio de um laboratório terceirizado ocorrem ensaios analíticos de parâmetros microbiológicos e físico-químicos das águas brutas e tratadas, nos períodos mensal, trimestral e semestral.
Além disso, a Vigilância Sanitária Municipal faz coletas de água em 22 pontos realizando análises microbiológicas e físico-químicas todos os meses.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR