Notícias

Acesso ao hidrômetro, leitura e conferência da fatura

AMAE
A importância do livre acesso ao hidrômetro para a leitura do consumo mensal

Araranguá

O hidrômetro, aparelho de precisão que mede e registra o consumo de água, conhecido também como medidor ou relógio, serve para uma cobrança justa, com base no que foi consumido. Além disso, evita desperdícios, colaborando com a preservação do meio ambiente.

Mas, em alguns casos, o leiturista não consegue realizar a leitura correta do aparelho, por falta de acesso, o que ocorre por diversos motivos, incluindo portão fechado, cachorro solto impedindo a chegada ao hidrômetro, relógio travado, embaçado ou violado, etc.

O fato de alguns consumidores receberem uma fatura com acréscimo de consumo de um mês para outro, pode trazer ao consumidor a impressão de que o SAMAE cometeu algum equívoco. A situação, no entanto, é factível e pode ocorrer sem ferir nenhum direito do consumidor. Não se trata de nenhuma multa ou cobrança indevida por um serviço não utilizado; ao contrário, essa variação repentina ocorre da falta do cumprimento de deveres por parte do usuário em não permitir a correta leitura do equipamento.

Para fazer a leitura e lançar a cobrança com base no consumo real, o SAMAE precisa, necessariamente, ter acesso ao medidor. Se isso não é possível – mesmo avisando o responsável pelo imóvel - o valor gerado será calculado com base na média de consumo dos últimos meses. Quando a leitura volta a ser efetuada pelo me­didor, poderá haver uma diferença entre o registro indicado no hidrômetro e o consumo médio lançado nas últimas contas. Essa diferença, então, é lançada na próxima fatura, o que pode surpreender os consumidores. O SAMAE deseja reduzir o número desses casos e contamos com a colaboração de todos.

Como muitos equipamentos, os hidrômetros de água possuem engrenagens e partes que sofrem desgastes ao longo do tempo. E isso prejudica uma medição correta. O usuário deve solicitar a sua substituição se identificada alguma avaria ou degradação no mesmo. É necessário também atentar-se com o cuidado do equipamento, visto que violações, furtos ou adulteração podem levar a multas e até outras penalidades legais, havendo a configuração de crime.

Veja algumas sugestões para evitar problemas:

- Quando fizer a instalação da rede, o hidrômetro deverá ficar em um local visível, facilitando o acesso à leitura mensal.
- Certifique-se de que nenhum obstáculo como muros, grades, plantas, lixeiras entre outros impeçam a leitura do hidrômetro pelo lado de fora da residência.
- Caso seja impossível ler o relógio pelo lado de fora, certifique-se de que haverá alguém em casa.
- Disponibilizar caixa de correspondências visando evitar o extravio das faturas.
- Certifique-se para não haver cães ferozes soltos impedindo o acesso ao hidrômetro.

O SAMAE está à disposição de todos os consumidores para esclarecer dúvidas sobre suas faturas e auxiliar na regularização dos hidrômetros pelo fone de plantão 3524-0837.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR