Notícias

Iluminação do SAMAE faz alerta sobre hepatites virais

JULHO AMARELO
Prédio do SAMAE receberá iluminação especial, alertando sobre hepatites virais

Araranguá


A partir das 19 horas desta sexta-feira, dia 1º, a unidade administrativa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) adotará, todas as noites, em sua fachada, iluminação na cor amarela. A iniciativa faz alusão ao mês de julho, onde o dia 28 é mundialmente dedicado ao combate às hepatites virais.
O objetivo é alertar para a importância do conhecimento e da informação no combate à mais mortal das enfermidades infecciosas, depois da tuberculose. As hepatites virais atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves e, na maioria das vezes, de forma silenciosa, sem sintomas aparentes.

De acordo com o Governo Federal, essas infecções causam aproximadamente, 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo. Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o início de 2021, a direção do SAMAE, geralmente, ilumina a unidade administrativa - na Rua Iracy Luchina, nº 711 - com o intuito de despertar atenção e alertar os cidadãos em relação às causas sociais.

SAIBA MAIS:
A campanha Julho Amarelo foi instituída pela Lei 13.802/19 e coincide com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais em 28 de julho, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010.

Doença silenciosa, causada por vírus, raramente apresenta sintomas mas tem graves formas evolutivas como cirrose hepática e câncer de fígado. Atualmente há tratamentos com mais de 95% de cura e totalmente dispensados pelo SUS, no entanto estimativa aponta que mais de 600 mil pessoas estão infectadas com o vírus da Hepatite C e não sabem. Para esse tipo de Hepatite não há vacina, por isso a importância da testagem visando o diagnóstico precoce. Já para a Hepatite B tem vacina que contempla toda a população, também disponibilizada pelo SUS.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR